Papa nomeia para chefiar Igreja em Brasília ex-bispo auxiliar do Rio envolvido em polêmica

O Antagonista apurou que nesta quarta-feira (21) será anunciado como novo arcebispo de Brasília dom Paulo Cezar Costa. A notícia será publicada no L’Osservatore Romano às 12h, horário de Roma.

Dom Paulo é atualmente bispo em São Carlos, no interior de São Paulo, e foi bispo auxiliar no Rio de Janeiro, onde se envolveu em uma polêmica com o padre Gegê Natalino, que o acusou publicamente de racismo por ter sido, segundo ele, impedido de lecionar na Pontifícia Universidade Católica (PUC) sem explicação — o padre é negro.

O bispo se aproximou do papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio. Ele é ligado ao ex-núncio apostólico no Brasil dom Giovanni d’Aniello e ao brasileiro dom Ilson Montanari, atual secretário da Congregação para os Bispos e muito amigo de Francisco.

O cargo de arcebispo na capital federal estava vago desde junho. Dom Paulo encontrará uma Igreja com problemas financeiros. No mês passado, mostramos que o então administrador apostólico anunciou auditoria em paróquias de Brasília para cobrar dívidas de padres: releia aqui.

No ano passado, em depoimento ao juiz Marcelo Bretas, Sérgio Cabral citou nominalmente o arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta, e outro religioso, identificado como “Dom Paulo”, quando falava de transações envolvendo pagamentos de propinas na área da saúde — reveja aqui. Até hoje, não ficou claro se o ex-governador se referia a dom Paulo Cezar Costa, agora arcebispo de Brasília (na época, ele negou), ou a dom Paulo Celso Dias do Nascimento, que havia sido nomeado bispo auxiliar do Rio em outubro de 2017 e foi capelão do Hospital Quinta D’Or na capital fluminense, sendo o responsável, durante a gestão de Cabral, pela Pastoral da Saúde.

Leia mais: Marco Aurélio e o caso André do Rap: confira os desdobramentos com informações exclusivas
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 12 comentários
TOPO