Papa reescreve o catecismo para condenar a pena de morte

O papa Francisco mudou o catecismo para condenar, sem exceções, a pena de morte.

Antes, o catecismo dizia:

“O ensinamento tradicional da Igreja não exclui, pressupondo apuração completa da identidade e da responsabilidade do culpado, o recurso à pena de morte, quando esta é a única maneira possível de defender eficazmente do agressor injusto a vida de seres humanos.”

Agora, diz o seguinte:

“Durante muito tempo, o recurso à pena de morte pela autoridade legítima, após um julgamento regular, foi considerado uma resposta adequada à gravidade de alguns crimes e um meio aceitável, ainda que extremo, de proteção do bem comum. Hoje, cresce a consciência de que a dignidade da pessoa não se perde mesmo depois de cometer crimes graves. Além disso, uma nova compreensão do sentido das sanções criminais da parte do Estado se difundiu. Por fim, forma desenvolvidos sistemas de detenção mais eficazes, que garantem a adequada defesas dos cidadãos, mas, ao mesmo tempo, não privam o agressor de forma definitiva da possibilidade de se redimir.”

A Igreja também agora promete empenhar-se para abolir pena de morte no mundo inteiro.

 

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. João Roque disse:

    Não consigo entender como os COMUNISTAS , inclusive este papa gostam tanto de assassinos , estupradores , assaltantes e pedófilos . Padres , bispos , etc... são os maiores pedófilos do mundo , acho que estão defendendo a canalhice deles mesmos !!!

Ler comentários
  1. Everton disse:

    Esse papa é mais uma desgraça, defensor de criminosos.

  2. Flavinha disse:

    Os dez mandamentos já estão mortos há muito tempo. Não funcionou, a não ser em filmes. E ainda acusaram Nietzsche de ter matado deus...

  3. Ricardo disse:

    Quem condena a morte é o próprio bandido / criminoso / assassino / estuprador no momento em que decide fazer algo errado.

  4. JANA disse:

    O texto antigo fala de 1 possibilidade real - RISCO DE MORTE PARA MUITOS POR CAUSA DE UM que fica LIVRE PARA MATA-LOS - a qual o novo texto não oferece resposta. JÁ que, na parte do 5º mandamento, o catecismo continua aprovando legítima defesa da vida ameaçada, esse acréscimo fica INÓCUO. LÓGICO!

  5. JANA disse:

    O texto antigo fala de 1 possibilidade real - RISCO DE MORTE PARA MUITOS POR CAUSA DE UM que fica LIVRE PARA MATA-LOS - a qual o novo texto não oferece resposta. JÁ que - na parte do 5º mandamento - o catecismo continua aprovando legítima defesa da vida ameaçada, esse acréscimo fica INÓCUO. LÓGICO

  6. Flavinha disse:

    Todo religioso é hipócrita, vai a igreja para dar satisfação social. Umas cobram bem caro o ingresso.

  7. Imprensa globalista disse:

    Sabemos a quem esse argentino serve... A igreja católica sofre com o papa politicamente correto.

  8. TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO disse:

    SÓ O TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO ERA AUTORIDADE LEGÍTIMA PARA APLICAR PENA DE MORTE após um "JULGAMENTO REGULAR" -- isto é, SEM DIREITO AO CONTRADITÓRIO NEM A UMA DEFESA DIGNA (quem ousaria defender dignamente um "herege" sem o temor de ir também com ele para fogueira?).

    1. Isso há milhares de anos. Que argumentação mais idiota essa a sua. Só sabem atacar a Igreja, utilizando-se de argumentos de séculos e séculos atrás. Numa época, inclusive, em que a pena de morte era aplicada pelo Estado, pelo ente privado, leia-se o senhorio sobre o seu servo e por aí vai.

  9. Flavinha disse:

    A questão básica se dá entre a pena capital estatizada, adotada por determinados países, e a morte natural da violência cotidiana. Por exemplo, o Brasil tem pena de morte, mas o Estado brasileiro não suja as mãos de sangue.

  10. Wagner disse:

    Um Papa lixo, comunista, que está se lixando para a vida e segurança daqueles que não optaram em subverter valores nobres humanos e destruí-los.

  11. philippuscaesar@gmail.com disse:

    Francisco é um puto.

  12. papa em tese disse:

    O que a igrejinha tem a dizer sobre a pena de morte de inocentes mundo afora? Algo a dizer sobre o exemplar sistema prisional brasileiro e os 60K anuais, por exemplo? PS: Sou contra a pena de morte graças a Beccaria, não ao padreco cínico.

  13. marcelo disse:

    "A Igreja também agora promete empenhar-se para abolir pena de morte no mundo inteiro." E o que vão fazer com os que não concordarem? Matar em nome de Deus?

  14. emula disse:

    O leitor Flavinha ainda ascendeu à condição humana, mas já sabe papagaiar.

  15. Sou a favor disse:

    que se faça os 7 sacramentos e mandemos o bandido pra vida eterna...

  16. cronograma disse:

    se HOJE isso mudou, teremos que esperar mais 2 mil anos para liberar a poligamia e mais 4 mil para liberar a maconha? cego na terra de que tem olhos sofre menos.

  17. Jota - Oficial disse:

    As religiões sempre estiveram ao lado de assassinos como Hitler. A inquisição foi o quê? Intifada e Jihad são o quê? Religiões são um conjunto de regras hipócritas escritas por homens sob o manto de uma divindade para escravizar mentes. São incontáveis as mortes em nome de deuses. São fatos.

  18. luizs disse:

    É a igreja católica indo cada vez mais para o buraco. Tchau querida!!!

  19. Silva disse:

    Esse papa atua fortemente para que a igreja católica caminhe para o fim. Descolado da realidade do mundo atual, pavimenta com sua militância esquerdista o caminho inevitável da igreja católica: igrejas vazias. Aqui com a CNBB petista, padres e bispos vermelhos, isso está sendo acelerado.

  20. Sitiante europeu disse:

    A guilhotina importada da França pelo Vaticano vai ser aposentada definitivamente?E o manual de torturas aceitáveis da Inquisição será queimado , como queimadas eram as bruxas? Pena de morte não pode mais?E a pedofilia nos seminários?

  21. Tiago Coelho Ribeiro disse:

    A Igreja Católica tem de reformar muitos outros pontos de sua doutrina a fim de pôr-se em dia com a verdade.Por exemplo: para ela, existe a possibilidade da condenação eterna_pena imposta por Deus!Sim, o inferno não foi abolido!Ou seja, o papa mostra-se mais clemente do que o seu Deus!Contrassenso!

    1. Leia o que Jesus disse e entenderás que o "inferno" é uma escolha do homem mais do que uma "condenação" de Deus.

  22. José Roberto Tardivo disse:

    Cristão a favor da pena de morte é louco!

    1. Amigo... lei atentamente o texto! Tem uma mensagem que vc não percebeu

  23. Keka disse:

    Não sou a favor da pena de morte. Um ponto positivo para a decisão da Igreja católica.

    1. Mesmo ... sobre ameça de um ente querido ? é disso que ele também esta falando...

  24. Sarcástico disse:

    Quero ver o Papa comunista conseguir abolir a pena de morte nos países islamicos principalmente o dos traficantes de droga como nos países asiáticos.

  25. joe disse:

    Ainda no aguardo do pronunciamento desse papa comuna sobre os assassinatos de cristãos mundo afora.

  26. A "IGREJA" SEMPRE FEZ ISSO AO LONGO DA HISTÓRIA disse:

    Mas depois do ARGENTINO COMUNISTA ter dito que JESUS ERA REFUGIADO ... Isso aí é o de menos.

  27. Tiago Guerra disse:

    Não sou católico. Mas sinto uma saudade do papa Bento XVI. Aquele tinha coragem de dizer verdades e não queria ser o bonachão do pedaço.

  28. FIM DA PENA DE MORTE JÁ disse:

    É preciso abolir a pena de morte no mundo inteiro.

  29. Jorge Silveira disse:

    O Papa devia se preocupar com o esvaziamento das suas igrejas. Participo dos cultos da Igreja Católica em meu bairro. Tenho 59 anos e faço parte dos 25% “MAIS JOVENS” dos frequentadores assíduos. E há cinco anos atrás não era tão idosa a frequência. A Igreja pelas mãos do Papa está morrendo.

    1. Olha, se a Igreja "morrer" seguindo Cristo, não tem problema, mas morrer seguindo esse idiota é dose.

  30. ANTONIO HENRIQUES CARDOSO disse:

    Pena de morte aceita pelo Papa esquerdista é a promovida por regimes socialistas nas ruas e à luz do dia. Para bandidos não, quê isso? Jamais! @antoniohcardoso

  31. José Coelho disse:

    Conclusão: o papa é mais um sujeito da esquerda de confeitaria.

  32. NewPower disse:

    Só uma pergunta: O Papa pode revogar a Lei de Deus? Essa interpretação é meio Gilmartica... Legítima Defesa é um direito de qualquer ser humano atacado injustamente.

    1. kkk verdade... Principio da dignidade humana chegou no vaticano

  33. Diego Araujo disse:

    O título da matéria está ao contrário, antes o catecismo admitia a pena de morte e agora a condena.

  34. Rejeição a Bolsonaro disse:

    Os católicos não devem votar em Jair Bolsonaro porque ele é a favor da pena de morte.

    1. Mas a pena de morte é proibida no brasil, logo é indiferente, pq o bolsonaro não pode implementa-la na brasil. Mas ele é contra o aborto, logo TODO CATÓLICO DEVE COMBATER O ABORTO E VOTAR NO BOLSONARO.

    2. Os católicos não são doutrinados como você, seu esquerdalha comuna. Entendo seu desespero, Bolsonaro vai ser o seu presidente, estrebucha de raiva, melhor Jair se conformando.

    3. Qual católico vc se refere? O da Teologia da Libertação do Frei Boff PT? Isso não é ser Católico. Isso é ser Comunista. E parece que esse Papa Chico é PT.

    4. Os católicos mandaram você tomar no seu c* , seu canalha esquerdista!

  35. Mister M disse:

    É........ lamentável... mesmo sobre risco de vida devo não devo matar apenas aceitar o fato de que o Papa não aceitar matar para se defender??? levo chumbo e revido com o pombo da paz ... ??? Mas DEUS está acima de tudo e de todos.

  36. Diego Araujo disse:

    Li errado da primeira vez, está sem crase!

  37. Edvaldo Nunes disse:

    Avise ao papa que Jesus na Cruz salvou um dos ladrões para a vida eterna no paraíso, mas ele morreu!

    1. Exato. Esse papa quer salvar o corpo e condenar a alma.

  38. Melhor JAIR se acostumendo disse:

    Só uma pergunta: O Papa pode revogar a Lei de Deus? Essa interpretação é meio Gilmartica… Legítima Defesa é um direito de qualquer ser humano atacado injustamente.

    1. O texto antigo fala de 1 possibilidade real – RISCO DE MORTE PARA MUITOS POR CAUSA DE UM que fica LIVRE PARA MATA-LOS – a qual o novo texto não oferece resposta. JÁ que, na parte do 5º mandamento, o catecismo continua aprovando legítima defesa da vida ameaçada, esse acréscimo fica INÓCUO. LÓGICO!

  39. Ok, Chiquinho disse:

    Vamos transformar então o Vaticano num Estado-penitenciária e mandar todos serial-killers, assassinos, estupradores e pedófilos para cumprirem sua pena lá, enquanto aguardam uma possível redenção ou morte natural.

  40. Ricardo disse:

    Deveriam empenhar em por um fim no Comunismo, mas aqui no Brasil a CNBB é Comunista, deveria também combater a Pedofilia que existe dentro desta igreja.

  41. esquerda culpada disse:

    A esquerda matou, mata e, se puder, continuará matando mais do que qualquer outra ideologia, pois a cultura da morte faz parte da natureza esquerdista. Os esquerdistas tentam o tempo todo emporcalhar o passado alheio porque vivem essa culpa.

  42. PT - A Nuvem de Gafanhotos disse:

    ICAR deveria era acabar com a idolatria de imagens, amuletismo de carregar medalhinhas e santinhos na carteira, voltar para a escritura e deixar de tantos esoterismo herdado do mitraismo e romanismo pagão,. para de inventar outros salvadores fora de Cristo.

  43. Gilson disse:

    Ela esqueceu da Inquisição onde matava por motivos "de fé". Vão se catar!

  44. Farolete disse:

    Avisem Cuba, Venezuela, nicaragua, etc. Os comunistas parecem estar preocupados com Bolsonaro que é um Democrata.

  45. Escravagistas de corpos e mentes. disse:

    A igreja passou o bastão pros comunistas que mata sem se importar com consciência, por sinal, Bregóio, de fascismo vocês são experts, são unha e carne, juntou a fúria e o regozijo por sangue.

  46. Cris disse:

    Me sinto muito mais a vontade defendendo a vida de crianças "inocentes" , assassinadas sem dó nem piedade por quem teria o dever de protegê-las e amá-las , e entre as quais poderia estar um novo Einstein ou um Mozart. Mas o Papa Francisco era da Pastoral Carcerária...era só uma questão de tempo...

  47. Aderval Forster disse:

    Estará a igreja pensando nos seus pedófilos (todos merecem a morte sumária), INCURÁVEIS ? Tem criminoso que não se cura, tem que eliminar do mundo, e pena de morte é a solução, mas que ser sumária, nada de enrolação de 20 anos de corredor

  48. Fernando Claudio disse:

    Espero que sua santidade envie o decidido para os tribunais do PCC também!!!!

  49. Marcel C. disse:

    (...) a dignidade da pessoa não se perde mesmo depois de cometer crimes graves(...) E eu fico pensando: que dignidade resta a um Hitler, Mussolini, Stalin, Fidel Castro, Franco, Pinochet, Mao Tse Tong, Pol Pot ? Ou esses ai, por terem matado milhões, não valem? Realmente, só é crente quem pode.

  50. chiquito disse:

    Legítima defesa ainda vale ou também foi revogado?

  51. bonzinho mauzinho disse:

    Esqueceu de combinar com o islã. E de conhecer o sistema prisional brasileiro... E a constituição brasileira... E a suprema corte brasileira...

  52. Muito fácil quando se mora no Vaticano!!! disse:

    E como vai realmente punir os monstros humano, se com a pena de morte ja em ser, ainda continuam matando inocentes a rodo, vide o ISIS, Taliban, Ortega, Maduro, Bahar!!!

  53. wanderlei lima disse:

    Parece que o papa não tem mais o que fazer.

  54. Henrique disse:

    ok, voltemos então a prática de lobotomização.

  55. Ex-microempresário disse:

    Mudaram a Bíblia e eu não estou sabendo?

  56. Guilherme Junqueira de Almeida disse:

    Parabéns ao Santo Padre! 👏

  57. joaquim alex disse:

    O Papa tá na dele. Ele vai falar que é a favor da pena da morte? Acho que não. Mas a realidade é outra.

  58. antonio carlos disse:

    Isto prova o protagonismo da Igreja Católica no mundo, agora vamos ver quantos países vão continuar insistindo na pena capital. Ao atualizar o CIC o papa lembra que o aborto também é uma pena de morte e deve ser abolido também.

  59. PT - A Nuvem de Gafanhotos disse:

    Pega uma pessoa que foi abusada por algum padre quando ainda era coroinha e entrevista-a pede para falar dos seus sentimentos, e veja lá se não foi condenada a morte psicológica em todos os dia de sua vida, pela culpa que jamais se apaga. Pena de morte perpetua.

  60. PT - A Nuvem de Gafanhotos disse:

    "Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz á toa a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal. Rm 13

  61. Ramon disse:

    A pena de morte continua em vigor como já era em caso de ultima instância ou seja o Estado não tem recursos para manter um preso de alta periculosidade como um psicopata sendo que este não pode voltar ao convívio social é tolerável não estimulado a aplicação de forma mais humanizada possível.

  62. islamista consciente disse:

    Quem condena as Cruzadas tem o dever intelectual de apoiar o ISIS.

  63. zedopovo disse:

    Por que será que o catolicismo vem diminuindo ano após ano, após ano? Bem, de qualquer maneira, somos um país laico e isso não significa absolutamente nada para nós. SIM a pena de morte para bandidos que cometem crimes hediondos e são irrecuperáveis - o cidadão comum não tem que bancar essa conta!

  64. Niina disse:

    Sou católica e discordo do Papa. Há assassinos brutais que perderam não só dignidade humana, como a capacidade de convívio social e se vc consente na tutela do Estado em punir, não pode estipular um limite a isto em termos de dignidade, pois perder a liberdade é tirar a dignidade e aí, Papa?

  65. Firmino disse:

    O papa poderia começar por condenar a podridão, a pedofilia, o partidarismo, a obsolescência, o atraso, o ranço, o divórcio com a realidade da igreja católica. Já estaria de bom tamanho.

  66. Walter Monteiro disse:

    O próprio Papa colocando em xeque a tradição, um dos alicerces da Igreja Católica. Como confiar em algo que pode ser mudado amanhã?

  67. tudologia disse:

    O assanhamento do brasileirinho para expor sua ignorância sobre determinado assunto cresce quando à medida em que o tema fica mais complexo. Comportamento típico de quem nunca estudou nada direito.

  68. LOL disse:

    Igreja sempre foi uma enganação, um instrumento de controle sobre as pessoas.

  69. A igreja mente. disse:

    Depois de se deleitarem com torturas e se fartarem com sangue de milhares continuam por autoria de posse da fofoca que mata gerações. A sede por despojos é assustadora.

  70. ANTONIO FRANCO disse:

    Se o Papa vivesse no Brasil por apenas um ano, especialmente no Rilo de Janeiro, ele mudaria completamente de opinião.

  71. revoltado disse:

    Não é atoa que ele é comunista, está defendendo os bandidos.

  72. Fábio Camilo Reis disse:

    Parece meio estranho, algumas pessoas podem ser consideradas monstros, mas a idéia de que alguém pode decidir dar cabo da vida de outra pessoa, mesmo que seja o Estado, é agressão ao princípio imperativo da natureza humana, quando não damos valor à vida de bandidos o que nos diferencia deles?

    1. Fabio, quero ver você dar valor a vida desses assassinos quando as vitimas forem de sua própria família.

  73. infantilismo infantil disse:

    A religião católica deveria ser, tipo assim, menos religiosa, e a igreja católica deveria ser um clube aberto meio sem regras, mas sem pedófilos. É o que se espera do papa laico.

  74. jardineiro disse:

    pq Francisco foi se meter nisso ?quanta coisa mais importante para se fechar em cister e ele me vem com essa ??? sim a pena de morte deve existir sim ??? sem medo de errar a igreja dos homens se exaure vão acabar com a sacralidade construida em torno do personagem judeu Jesus aplausos vaticanopodre

  75. Vitor Gomes disse:

    Mas que loooongo caminho, das cruzadas até ESTE momento. Que atraso INJUSTIFICÁVEL esse.

  76. Paulo disse:

    O Papa é um mero funça; a Igreja é eterna.

  77. Jean disse:

    Para quem tem seguranças para todos os lados é fácil perdoar bandidos violentos que não tem chance de recuperação e que cometeram crimes hediondos. Fora o fato de defender e perdoar pedófilos. Depois não sabe porque perde fiéis.

  78. BBBM O Verdadeiro disse:

    Depois desse Papa “moderno” e “progressista”, levará uns 500 anos para um sul-americano se tornar Papa novamente. O Papa Francisco foi nada humilde ao escolher esse nome, devia ter escolhido Inácio NN, já que é jesuíta. E sobre a Nicarágua não fala NADA ...

  79. Katia. disse:

    Ou se pratica a pena de morte aos criminosos que matam como se estivessem matando uma formiga ou um novo inocente será morto quando esse assassino fugir da cadeia. É pena de morte ao assassino ou pena de morte ao inocente; escolham.

  80. Jaci Capistrano disse:

    Hoje haverá uma vigília a favor da vida contra o aborto. Esta notícia não passa de um cortina de fumaça para defender o aborto e atacar o candidato da direita.

  81. Davi disse:

    papa idiota. pqp. A igreja sobreviveu a vários papas idiotas e vagabundos. Sobreviverá a esse tbm.