Relator vota pelo fim das aulas de religião em escolas públicas

Luís Roberto Barroso julgou procedente ação em que a Procuradoria Geral da República alega que o ensino religioso pode existir no sistema público de ensino, mas sem vinculação a religiões específicas.

Barroso também entende que as matrículas na disciplina devem ser facultativas e que professores não podem ser representantes de religiões, como padres e pastores.

O julgamento será retomado na sessão de amanhã do STF.

94 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. Deixa eu ver se entendi: o professor não pode ser um sacerdote mas pode ser um ateu militante. E os neoateus todynho aplaudem.

    Tudo se resolveria de forma justa através do Escola Sem Partido. Mas para eles, só não pode fazer proselitismo religioso, mas do feminismo, do PT ou da ideologia da moda tá tudo certo. Isenção só vale contra o outro.

  2. Deixa eu ver se entendi: o professor não pode ser um sacerdote mas pode ser um ateu militante. E os neoateus todynho aplaudem.

    Tudo isso se resolveria de forma justa através do Escola Sem Partido. Mas para eles, só não pode fazer proselitismo religioso, mas do feminismo, do PT ou da ideologia da moda tá tudo certo. Isenção só vale contra o outro.

  3. As religiões, sobretudo a cristã, no caso do ocidente, estão de tal forma ligadas à história dos povos que é inacreditável saber que ministros de Estado desconheçam essa realidade. Há uma série de vídeos de Thomas Woods que esclarece de forma inequívoca dúvidas que se possa ter desse assunto.

  4. O Estado é laico e cada um pratica a religião que quiser e se quiser. Estranho como os ditos “cristãos” não respeitam a diversidade de religiões e o ateísmo. Ensino religioso deve ser dado pela família e pela igreja que cada um frequenta. Não misturem educação e estado com religião e igreja. Muitos absurdos ao longo dos séculos foram perpetrado por religiosos. Guerra Santa, Inquisição, ISIS, etc. Verdadeiros genocídios em nome Deus.

    1. Perfeito.
      Nosso dinheiro vai ser gasto para ensinar diversas condutas éticas e morais de diversos seres imaginários!!!!

      Deve estar sobrando dinheiro…

    2. Que tal os defensores de cada religião se juntarem e bancarem as respectivas igrejas, acabando com a imunidade tributária de que desfrutam?

    3. O que está acontecendo no Brasil é que a Religião do Ateísmo – O Materialismo Histórico de Marx – O COMUNISMO, tomou conta das Escolas e das Universidades. Eu tenho 62 anos de idade e não tive 1 aula de Religião Cristã no primário, no ginásio, no científico, na Universidade e no Mestrado. Quando o meu filho, hoje com 31 anos, chegou em casa, quando ainda cursava o ensino fundamental, dizendo que tinha aula de FILOSOVIA, eu fique animado, alegre, pois que pensei: “que bom, meu filho vai aprender a questionar, a pensar, a fazer ciência de verdade ainda tão cedo, com apenas 12 anos…..” Mas o fato é que os comunistas tomaram conta da Filosofia, da História, da Geografia para IMPOR O COMUNISMO, A IDEOLOGIA DE GÊNERO, A HEGEMONIA DE PENSAMENTO, A ZOOFILIA, aos alunos EM TODOS os níveis. As crianças são obrigadas a participarem de uma exposição de zoofilia, pedofilia, sexo grupal em PORTO ALEGRE, financiada com 1 milhão de reais do Tesouro Nacional. Não concordo com aulas católicas, evangélicas e espíritas e de religiões afro nas escolas, mas é preciso parar imediatamente com as ESCOLAS COM PARTIDO COMUNISTA.

  5. Absurdo!
    Ministro Barroso do STF, representante de ONGs que defendem o aborto e a legalização das drogas, advogado de terrorista e dilmista, DECIDE CONTRA O CRISTIANISMO, seguindo os ditames da agenda de seu verdadeiro patrão: sr. GEORGE SOROS e o establishment globalista.
    Mas quando o assunto é ESCOLA SEM PARTIDO, já que a hegemonia é esquerdista, certamente ele decidiria não mexer em nada.
    Ministério Público Federal – MPF esquerdista (o mesmo que tenta frear Jair Messias Bolsonaro) foi autor dessa BARBARIDADE.

    1. Janut, frequente sua igreja e respeite a opção dos outros. Escola não é lugar de ensinar religião. Cada família que cuide desta parte. A escola é laica e os ateus também precisam se respeitados. Você tem noção da quantidade e diversidade de religiões que existem no mundo? Amplie seus horizontes. Tem um livro ótimo chamado “A Viagem de Théo”. É um livro fascinante, que desvenda várias religiões, suas crenças e costumes. Recomendo a leitura para todos que acreditam que existe apenas sua religião no mundo.

  6. O Estado é ou está laico, mas o povo não é laico, e as ditas casas do povo, como as câmaras de vereadores e as escolas públicas, por extensão, não devem ser laicos, até porque é o dinheiro do povo que banca essa brincadeira. De fato, se a igualdade, a equivalência moral e o relativismo cultural são prioridade, a “escola sem partido” deve também deve ser objeto de promoção fervorosa desses mesmos grupos que defendem a “escola sem religião”!

  7. Ensino de religião deve ser feito em estabelecimentos religiosos, sejam eles templos ou escolas PARTICULARES, não escolas públicas. O Estado é laico e nenhum religião pode se apropriar de um espaço público para difundir suas crenças.

    1. Acompanho o RELATOR FRANCISCO! Os comunistas odeiam quando se fala de Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil. Mas, em apenas 13 anos de comunismo do PT LULA DILMA DIRCEU tomaram conta das Escolas e Universidades com a imposição do marxismo nas aulas de Filosofia, Geografia e História. De forma covarde e agredindo a Constituição. A CENTRO DIREITA laica – no sentido de que NÃO cabe ao Estado professar uma religião – que um Brasil laico, livre, no qual TODOS sejam respeitados, ATEUS e CRENTES. Alías, 84,57% dos brasileiros são católicos, evangélicos, espíritas, afros, budistas….

  8. Sou católico mas acho que não deveria haver obrigatoriedade no ensino publico, em respeito a todas as religiões. Quem quiser exclusividade na questão religiosa, que coloquem os filhos em colégios com a orientação pretendida. Acho que o mais importante para a formação de cidadãos seria a volta de estudo sobre a organização social e política brasileira (OSPB), atualizada e sem tendências políticas. Não teríamos uma população analfabeta politicamente.

    1. Acompanho o RELATOR FRANCISCO! Os comunistas odeiam quando se fala de Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil. Mas, em apenas 13 anos de comunismo do PT LULA DILMA DIRCEU tomaram conta das Escolas e Universidades com a imposição do marxismo nas aulas de Filosofia, Geografia e História. De forma covarde e agredindo a Constituição. A CENTRO DIREITA laica – no sentido de que ao cabe ao Estado professar uma religião – que um Brasil laico, livre, no qual TODOS sejam respeitados, ATEUS e CRENTES. Alías, 84,57% dos brasileiros são católicos, evangélicos, espíritas, afros, budistas….

  9. Barroso deveria explicar o contrato de seu escritório de advocacia firmado com a Eletrobrás sem licitação e que teve pelo lado da estatal, o presidente Luiz Pinguelli Rosa, também membro da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência, Academia Brasileira de Ciências.

    http://www.eletrobras.com.br/EM_Servicos_ContasPublicas/mostra_contrato.asp?contrato=ECE-1831&Ano=2003

  10. Ótima a observação de “Brás Cubas” (20:05).
    No mais, não existe aula “genérica” de religião.
    Assim como não existe aula “genérica” de moral.
    Existem religiões concretas, e existem sistemas morais singulares.
    Por qualquer ângulo que se enxergue, o que Barrosão quer estabelecer é mais uma daquelas jabuticabas ineficientes e ultra-regulamentadas pelo Estado (ou seja, pelo próprio Barrosão.)
    Quer ensino religioso para o seu filho?
    Matricule-o numa escola religiosa.
    Leve-o ao templo que você frequenta.
    Converse sobre religião com ele.
    Mas a escola pública precisa, POR DEFINIÇÃO, ser laica.
    Escola pública COM religião só servirá para CONFUNDIR (e não para DIFUNDIR, como ingenuamente se poderá pensar) o ensino religioso.

    1. Defender a laicidade sem antes defender o partidarismo e o viés ideológico? Ensinar nas escolas que os militares em 64 foram os mauzinhos contra os esquerdistas do bem pode? Ensinar que Marx , Che Guevara e Fidel Castro foram heróis da democracia para adolescentes pode?
      O Brasil é um pais predominante cristão, mas fala-se em laicidade… mas obrigam POR LEI a ensinar as religiões africanas (e macumbeiras) nestas mesmas escolas públicas?
      Pior que a corrupção, é essa ideologia esquerdopata que destrói o Brasil.
      Bolsonaro 2018!!!!!!!!!!

  11. Decisão corretíssima. Ou ensinam todas as religiões, ou nenhuma. E caso ensinem, que seja facultativo sem a presença de padres, pastores, pais-de-santo, rabinos, imãs, etc. Na verdade, o que querem é enfiar goela abaixo em crianças e adolescentes as baboseiras da bíblia, um livro de ficção, que é o mesmo que ensinar o Kamasutra nas escolas e obrigar as crianças a seguirem o que está escrito ali. Simplesmente ridículo.
    Religião é veneno e é a raiz da maioria dos conflitos, guerras e terrorismo que o mundo já teve, tem no momento e vai ter.
    E, por último, lembrem-se: todos nascem ateus.

    1. Errado. A raiz da maioria dos conflitos, guerras e terrorismo é a burrice.
      A propósito, vc conhece alguma civilização que não tenha tido por base um sistema de crenças religiosas?

    2. Religiões existem muitas. Cada qual compete com suas rivais em historias mais mirabolantes, estapafúrdias e inverossímeis possíveis para explicar a existência do universo, dos seres e , principalmente, do ser humano. São destinadas a pessoas se contentam e, pior, assimilam com facilidade contos da carochinha que vão desde a existência de Eva a partir de uma costela quanto a criação de um suposto Adão a partir do Barro. Arca de Noé assim como outros contos fantásticos e fantasticamente sem apoio nenhum em evidências da geologia ou paleontologia fazem parte dessas mitologias. Seus seguidores não exigem nenhum aprofundamento nesses contos fantásticos. Em momento algum procuram invalidar argumentos contrários dentro da propria logica daqueles se opõem as suas crendices. Isso pelo simples fato de estarem centrados na suposta razão professada pelos porta-vozes daquelas divindades que nunca descem à Terra para se defenderem pessoalmente sob as mais alegadas desculpas. E assim ficam satisfeitos toda sua vida sem questionar com vigor, pois isso é absolutamente proibido.
      Os terroristas, por suas vez, vão além na sua incapacidade de discernimento e com requintes de crueldade para piorar o que já não era bom. Acreditam piamente e novamente sem questionar em coisas do tipo morrer em graça ao matar infieis com a certeza de que no além vida encontrará mulheres virgens a sua espera.
      Enfim, existe louco para todos os gostos. Alguns exageram e tornam-se montros

  12. Tiraram a materia “moral e cívica”, agora tiram religião –> mas querem adotar banheiros unissex e conteudo sexual nas escolas – COM UM MEGA APOIO DA REDE ESGOTO.

    O BRASILEIRO TEM QUE TOMAR VERGONHA NA CARA E DAR UMA BASTA NESSA PHUTARIA.

    ESTOU PRONTA PRA GUERRA, E VOCÊ?

    1. É isso aí? Eles querem, de todo modo, desfazer os conceitos básicos do Povo brasileiro! Acabar com a Família, agora são cuidadores; todos só têm direitos, ninguém tem obrigações e deveres; meninos, que se “sentem meninas”, podem usar o banheiro feminino, mesmo tendo a sua anatomia masculina; criança de 12 anos tem autorização judicial para interromper o início da sua puberdade porque é um menino, mas sente que é menina, e não quer que seu desenvolvimento biológico, de acordo com sua faixa etária, aconteça, tendo o apoio da mãe, mesmo contrariando seu pai; difusão em massa de conceitos ideológicos de esquerda, das doutrinas de Marx e outros, sendo disseminada de forma avassaladora em colégios e universidades, distorcendo a mentalidade da nossa juventude. Essa é a realidade do Brasil!

  13. Facultativo eu aceito, a opção é de cada pai/ mãe, agora, proibir? Jamais!somos cristãos. O governo anterior estava doutrinando o anticristo apologia às drogas e estamos nessa confusão, lavagem cerebral, emburrecendo nossos jovens. Liberdade de expressão, isso sim é importante!

    1. Quem é cristão aqui cara pálida? Eu sou budista. Onde estão os meus direitos? Liberdade de expressão!!!

    2. “Somos Cristãos”? O seu umbigo é. Não coloque no plural. Além dos ateus (que não seguem religião alguma), temos diversas religiões cristãs e não cristãs, tais como judaísmo, islamismo, hinduísmo, budismo, espiritismo, sikhismo, jainismo, confusionismo, taoismo, xintoismo, etc.

  14. E para a “direita”, o grande mal no STF é Gilmar Mendes… Esse Barroso é um militante da esquerda no STF que faz tabelinha com Janot, outro integrante da turma. Esse sujeito disse que o aborto é válido até o terceiro mês de gestação, tirou esse mês da cabeça. Ah, um recado para os bolsonaristas: é este ministro que irá enterrar a candidatura de Bolsonaro. Se não me engano, é ele o relator do processo por apologia ao estupro que corre contra o deputado. Se Bolsonaro for condenado no STF, adeus presidência.

  15. Se isso não for inconstitucional, existe um sério problema com nossa constituição. A discriminação contra indivíduos baseada no fato de ser ou não representante de alguma religião é algo chocantemente anti-republicano. Ora essa, proíbe-se alguém de dar aula de Ciência Política porque ocupa cargo em algum partido? Que eu saiba, não.

  16. Ateus precisam comemorar esta decisão. Além do que essas aulas não ministradas por teólogos, e sim por qualquer professor que queira complementar a carga horária. Leigos que não ensinam sobre religião, mas como contrair a sua. Perda de tempo, quando os alunos poderiam estar aprendendo a contar no ábaco.

  17. E a religião oficisl do Estado Laico chamada humanismo vai ser proibida também?
    Verifique os dogmas dessa religião e uma muito mais antiga chamada de satanismo.
    Ficará surpreso.
    Que tal lê Chesterton!
    Igreja Católica Construtora do Ocidente.

    1. Tem razão, vamos adotar o Estado Eclesiástico, e expulsar todos os infiéis do Brasil. E quem não quiser ir embora, a gente escraviza ou queima mesmo, afinal, nós somos bondosos e deixamos eles irem por conta própria. Deus estará conosco.

  18. Ateus precisam comemorar esta decisão. Além do que essas aulas não não ministradas pro teólogos, e sim por qualquer professor que queira complementar a carga horária. Leigos que não ensinam sobre religião, mas como contrair a sua. Perda de tempo, quando as alunos poderiam estar aprendendo a contar no ábaco.

  19. Estudei em escola pública nos anos 70. Naquela época, claro, todas as escolas tinham ensino religioso. Lembro que meus pais escreveram para a escola comunicando que eu não assistiria às aulas porque eles não concordavam com isso. A escola exigiu a minha presença nas aulas? Claro que não! Era uma época em que quem escolhia o que era conveniente ou não para as crianças eram os pais, e não o Estado.

    1. Aff, sai daqui, você não teve aula de religião e vem pregar de guardiã da moral e bons costumes. Deixa para os religiosos discutirem a matéria.

    2. Eu não tive ensino religioso na escola porque meus pais não concordavam com isso. Achavam que educação e formação moral/religiosa se dá em casa e que escola é para a formação intelectual. Concordo. Já adulta passei a me interessar por filosofia, religião. Comecei um curso de Direito e as aulas de filosofia me levaram ao interesse também pelo estudo das religiões. Quando se estuda o cristianismo, percebe-se a sua grandeza e o porquê de ser a base da nossa civilização.
      Mas não sou religiosa, então vou deixar para vc e para Barroso, que são pessoas “do ramo”, discutirem a matéria.

  20. Olha a Cristofobia! É assim que começa. As aulas são facultativas. Se matricula quem quiser. Agora, proibir? Estão com medo do que? Vivem combatendo o preconceito, mas contra a religião pode né? Olha o preconceito. Olha a Cristofobia!

    1. Já ouviu falar de Estado laico? Já ouviu falar que o Brasil é um Estado laico?
      Se o Estado ensina uma religião, ele está colocando em desigualdade a liberdade religiosa constitucional.

    2. O Materialismo Histórico do genial Marx foi uma RELIGIÃO DO ATEÍSMO criada por ele, TEMA DE SUA TESE DE DOUTORADO, como uma Teologia Filosófica Científica para PROVAR aos crestes e não crentes que DEUS não existe, que a alma, o espírito, o pensamento, os sentimentos, as vontades…. TUDO SE RESUME a átomos em movimento e a átomos sem movimento. Uma pedra, são átomos sem movimento, como um defunto morto sem vida. Nós somos e os animais somos átomos em movimento, inclusive nossos sentimentos, alma, espírito, memória, sonhos e angústias. O fato é que crer em JESUS CRISTO é tão complexo e difícil quanto a religião do COMUNISMO.

  21. Quer dizer então que colégios e universidades de congregações religiosas cristãs só poderão falar sobre o cristianismo se forem “isentas” e tratarem também de todas as outras religiões e da mesma forma? A que ponto chega a imbecilidade!

  22. A propósito: há uma contradição entre o corpo de texto e o título da matéria.
    Barrosão quer, SIM, liberar o ensino religioso.
    A lógica é simples: aos 12 anos, você ensina a redenção dos humildes.
    Aos 16, você ensina a luta de classes.
    Não me entendam mal: não sou anticristão.
    Mas se os professores de religião não poderão ser religiosos, quem serão eles?
    Gente formada em “ciências sociais”? Em “estudos culturais”?
    Notaram a jogada?
    Libera-se o ensino de religião, mas proíbe-se que religiosos ensinem religião.
    É realmente (e literalmente) um golpe de mestre.
    Se os religiosos apoiarem isso, será o fim do Brasil.
    E o fim deles também.

    1. Caaaaara, você é muito inteligente!! Como ninguém pensou nisso antes? Você é muito crânio! É por isso que você se chama The Brain??? Faz todo sentido agora!!!!

  23. Eu fui criança durante a ditadura e estudei em escola pública que tinha aula de religião, católica que na época era maioria. O problema é que eu não sou, não tenho o tal certificado de batismo e por isso não podia fazer primeira comunhão com a classe (não que eu quisesse). Toda aula eu era colocada nos fundos da sala não sem antes a professora contar para a classe que eu era uma perdida e que pra eles não serem como eu precisavam se esforçar no cursinho… Sou contra ensino religioso nas escolas, crença é uma coisa de foro íntimo, não pode ser imposta, ainda mais a uma criança! Eu tenho 51 anos e só de lembrar sinto raiva, eu era uma das melhores alunas da turma e a mulherzinha nojenta tinha prazer em me diminuir por causa de um pedaço de papel! Ela era uma prova viva de que religião não torna ninguém boa pessoa!

    1. Eu também estudei em Escola Pública nessa época e nada disso tinha no meu colégio público, desculpe a ignorância, nunca ouvi falar disso.Havia muito respeito em sala de aula.

  24. Reparem como eles agem, quem é Barroso, quem é a PGR pra ficar c@gando regras em nossa educação??
    Aí nós (MAVs do Temer) falamos que isso tudo é uma guerra híbrida de informações, que são todos esquerdistas, vcs não acreditam e depois reclamam quando chamamos vcs de xucros!
    Se liga direita xucra, se liga!!

    1. Você defende um sujeito que foi gravado cometendo ilícitos e ainda é presidente de um país. Você não tem direito a participar da discussão.

  25. Os brasileiros ainda confundem moral e religião.
    E muitos deles não têm a menor ideia do que seja moral.
    Por isso estamos na m****.
    Tem gente do PSOL (sim, do PSOL) que é a favor do ensino da religião nas escolas.
    Mas a favor de qual religião?
    Nenhuma em particular. Ensine-se apenas a redenção dos oprimidos.
    Já será o bastante.
    A propósito: comunismo também é religião. Leiam Aron.
    Durma-se com um barulho desses.

  26. Ótimo. Esse negócio de ensino religioso obrigatório é coisa de país com Sharia. Um outro disse aí em baixo que teve aula de moral e cívica, um boa opção para substituir o ensino religioso.

  27. Se eu não puder escolher uma escola 100% cristã, meus filhos não estarão mais matriculados em uma. Será homeschooling. E se eu for proibida, pedirei asilo em outro país. Querem acabar com o país? Ok. Com a minha família? JAMAIS.

    1. Se eu não puder escolher uma escola 100% hindu, meus filhos não estarão mais matriculados em uma. Será homeschooling. E se eu for proibida, pedirei asilo em outro país. Querem acabar com o país? Ok. Com a minha família? JAMAIS.

  28. É isso ai! Na minha época eu tb tinha aula de moral e cívica, valores eram discutidos, hoje é melhor assistir as novelas da Globo apenas, lá estão valores a juventude. Estamos FDDOS.

    1. Podia voltar as aulas de moral e cívica mesmo. E organização social política brasileira. Quem sabe ensina a nova geração a ser descente.

    1. Tirar por quê? Por que tu não gosta? Vai-se mudar também o nome de cidades e Estados com nomes de Santos também? Vai-se começar uma perseguição a qualquer coisa que se vincule ao cristianismo, principalmente à religião católica? A esquerda tem essa coisa de destruir aquilo que eles não gostam. Nos EUA, são estátuas. No Brasil, escolas, pontes, ruas que têm nomes de pessoas ligadas à “ditadura”. Símbolos cristão são vistos como algo atrasado e tem-se que ser retirados também.

    2. Gilberto, imagina um evangélico sendo julgado numa sala com um belo crucifixo em cima da cabeça do juiz. Que garantia ele tem de que será julgado não por sua religião, mas por seus atos?

      Os evangélicos são o movimento cristão mais forte no Brasil atualmente. Vai dizer que eles não têm direito? Vai dizer que eles estão errados?

      Tem muito católico reclamando de perseguição, enquanto eles mesmos fazem perseguição a evangélicos, principalmente mulheres evangélicas.

      Tem que tirar todos os símbolos mesmo!

    3. Regina, podia acabar com os feriados mesmo! Quem sabe o povo trabalha mais e para de coçar! Brasil é um dos países que mais tem feriado no mundo. Depois reclama que não é competitivo lá fora. Ô povo preguiçoso!

  29. Os planos da Nova Ordem Mundial preveem governo, moeda e religião únicos (de matiz luciferiana, obviamente com outro nome). Muçulmanos estão sendo usados.para ajudarem a destruir a cultura judaico-cristã, a base da civilização ocidental; só que quando tentarem se livrar dos muslins verão que não será tão fácil.

    1. Você sabe que o islã tem raiz judaica-cristã também né? Que Moisés, Noé, Jesus, são todos patriarcas pro Islã, né?

      Eu ouço falar dessa NOM desde que eu era criança. As forças do bem invisíveis devem ser bastante incríveis para impedir até hoje que ela não aconteceu. Vou torcer pra continuar assim.

  30. Vixe, a bancada evangélica compareceu em peso!!! …Paul Nokuh de quem defende ensino religioso em estado laico!!!….simples assim, é a interpretação da Lei. Quem quiser que seu filho esteja vinculado a uma religião, procure uma Igreja Católica; uma Igreja evangélica; um Centro Espírita, de Camdomble, ou de Umbanda; Sinagoga, Templo Budista, Templo Islâmico e etc…
    A Escola é um lugar de diversidade e não poderia haver predileção para forçar uma conversão, ou causar constrangimento aos membros das demais religiões. Barroso acertou!!!!

    PS: Pau no cú dos fanáticos!

    1. Só não dá pra entender essa religião amorfa que ele diz pras escolas ensinarem. Que quer dizer isso? Fala logo pra escola escolher de acordo com a comunidade, se ela quiser

    1. Já vi muito traficante matador temente a Deus! O caráter não vem da religião, vem de casa. Religião ajuda mas não salva, Tiago mesmo disse que a salvação está nas obras, não na fé.

  31. Um povo majoritariamente cristão fica à mercê de “progressistas” ateus! Nós não elegemos vocês para decidir sobre esses assuntos! Quem deveria discutir isso é o Congresso Nacional! Isso se chama DITADURA VERMELHA do judiciário!

    1. Nós não elegemos o Estado para ele dizer que religião ensinar nas escolas!

      “Ah, mas o Brasil é majoritariamente cristão”

      Que cristianismo você quer que seu filho aprenda? O que não acredita em Papa? O que cultua estátuas? O que acha que mulher deve ser submissa ao homem?

      Cuidado com o que deseja!

    1. Pela matéria, ele não é contra religião, é contra ensino obrigatório de religião em escola pública. Sendo escola pública um serviço do Estado, e sendo o Estado LAICO, ele não pode representar uma religião.

      Entendeu ou quer que desenhe?

  32. Mas o que é o ensino religioso “sem vinculação a religiões específicas”? É um ensino religioso genérico? É uma religião genérica? Será a religião biônica da ONU?

    1. Pelo que dá para entender, ateus, por exemplo, poderão dar aulas sobre o cristianismo. Só na cabeça desses juizecos mesmo!

    2. Realmente não faz sentido. Seria mais óbvio deixar para a comunidade escolher. É optativa mesmo, vai quem quer.

    1. Pelo o que dá pra ler na matéria, a intenção é remover a religião obrigatória das escolas, e não colocar outra.

      Você leu a matéria? Você sabe ler?

  33. Barroso é um homem DIABÓLICO, que convenceu ua thurma a aprovar (na prática) o ABORTISMO até 3 meses (despenalizando médicos aborteiros). É o típico Ateu militante que quer aprovar tudo que não presta ‘geyzismo, abortismo, ateização do Estado, etc’.

    Como já disseeram abaixo, ele quer que ATEUS deêm aula de religião, não precisa ser muito honesto para saber que é lobo cuidando do galinheiro! é ÓBVIO que é uma atitude deonesta excluir pastores e padres de aulas sobre cristianismo.

    Esta Imundice do STF não faz nada de bom para o Brasil, e agora só quer fazer Ativismo Ateista!

    1. Até onde eu sei, o Brasil é um Estado laico. Laicidade quer dizer que o Estado não representa uma religião nem persegue outras.

      Barroso quer que as aulas de religião sejam facultativas. Faz sentido pro Estado laico.

      Quer morar em um Estado não-laico? Vai pro Irã então!

  34. Entendi,se não pode ser vinculado a religião de confissão,serão os ateus que darão as aulas,ou então alguém super imparcial ligado a CNBB,kkkk…

    Esse país caminha para uma tirania da toga como nunca vista antes na história do mundo.

    1. Já imaginou seu filho católico tendo aula por um pastor evangélico que despreza a imagem de Nossa Senhora?

      Ou seu filho evangélico tendo aula de um católico adorador de imagens?

      Tem que ser independente de religião sim!

  35. É isso aí, vamos ensinar, num país predominantemente cristão, que mulheres podem ser apedrejadas e casarem com cinquentões sem ao menos ter completado 10 anos de idade, além de estimular a poligamia.

    STF, como sempre, representando os anseios e as opiniões da parcela majoritária do povo brasileiro…