Sistema de segurança pública faliu, diz Jungmann

Em evento promovido pela PM do Rio na sede da Firjan, a federação das indústrias do estado,  Raul Jungmann afirmou que o sistema de segurança pública no país está falido.

“O que estamos vivendo hoje é o feito não apenas da falência do desenho deste sistema, mas (…) de muitas outras razões. O crime se nacionalizou. Mais que isso, se transnacionalizou. Então, não é no espaço da unidade da federação que vamos resolver o problema da grande criminalidade”, disse o ministro da Defesa.

Jungmann lembrou o caso de Nem, chefão do tráfico: “Está preso a 5.000 km do Rio, em um presídio de segurança máxima de Rondônia, e ainda assim é capaz de declarar uma guerra na Rocinha e levar o governo federal a convocar as Forças Armadas.”

O ministro lembrou ainda que a Constituição de 1988 transferiu 80% das responsabilidades com segurança pública aos estados, restando ao governo federal apenas o controle da PF e da Polícia Rodoviária Federal.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

  1. VEJAM BEM COMO A ESQUERDA É ARDILOSA.
    Primeiro começaram a campanha “usuário não é criminoso” para os maconheiros que por sua vez, aqueceu o comércio de drogas, que aumentou o poder de compra de armas dos bandidos. Paralelamente, tiraram o poder de ação da Polícia e desvalorizaram o Policial. Agora vem com o papo furado que a segurança faliu? Fala sério! Sem contar a última novidade da audiência de custódia, que não prende ninguém. Assim não tem segurança que segure, né?

Ler mais 82 comentários
  1. VEJAM BEM COMO A ESQUERDA É ARDILOSA.
    Primeiro começaram a campanha “usuário não é criminoso” para os maconheiros que por sua vez, aqueceu o comércio de drogas, que aumentou o poder de compra de armas dos bandidos. Paralelamente, tiraram o poder de ação da Polícia e desvalorizaram o Policial. Agora vem com o papo furado que a segurança faliu? Fala sério! Sem contar a última novidade da audiência de custódia, que não prende ninguém. Assim não tem segurança que segure, né?

  2. O que faliu foi a política do coitadismo que não pune bandidos. Os marginais que estão soltos tem no mínimo 5 passagens pela polícia por diversos crimes e são mantidos soltos. Pro inferno ESQUERDA IMUNDA, INCOMPETENTE E IMPRESTÁVEL.

  3. Se o ministro admite que o sistema de segurança faliu, o próprio governo é que faliu. Chegamos á barbárie. Qual o turista que virá ao país? Qual o investidor que fará negócios com o País agora?

  4. Esse é o comunista desarmamentista que lris resolver o problema desarmando o cidadão de bem. Como o Maduro, não assume a responsabilidade por nenhum ato seu. Tudo farinha do mesmo saco

  5. Não Sr. Ministro. Não é a segurança que falou e sim o país.
    Enquanto não retiramos a “gordura” constitucional e passar a apertar o sistema jurídico e penal não haverá solução. Poderemos até ter, comprando com uma expressão muito usada em economia, um vôo de galinha, com um alívio aqui ou acolá, mas melhora duradoura será difícil
    Viva nosso estado de direito com 4 instâncias recursais.
    Brasil o país do futuro que não chega e jamais chegará

  6. O sistema e politica criminal que tem na pena objetivo de ressocializar e reeducar faliu. Mudemos então o sistema para um que tenha a pena o objetivo a punição do criminoso. Que se faça um maior investimento de recursos na construção de pequenos e médios presidios. Que as penas sejam mais rigorosos e seu cumprimento por maior tempo de duração.

  7. Certamente Nem não manda fazer guerra na Rocinha, enviando sinais de fumaça.
    O ministro sabe como as mensagens percorrem esses 5000 km e deveria propor métodos para impedir a ação dos “pombos-correio” que pousam nas penitenciárias.
    Essa é uma obrigação do governo federal, pois as mensagens viajam pelo país todo.

  8. Não é o sistema que está falido e não é esse mesmo sistema que tem que se dedicar a orientar o cidadão sobre como agir diante desse tipo de situação, como se o convívio com isso fosse algo que devêssemos aceitar ou considerar normal.
    Tudo isso decorre do afrouxamento das leis penais, da distorção do significado de direitos humanos em prol de bandidos e principalmente dos sucessivos cerceamentos aos poderes das autoridades e polícias.
    A CRIMINALIDADE cresce e se fortifica nesse afrouxamento.
    A quem interessa?

  9. Tem que entrar nas favelas e ocupar e revistar até o subsolo, e cadastrar todos os moradores, e só entra e só sai quem apresentar documentos. Mantém cada favela ocupada por 3 meses. Não dá para fazer todas ao mesmo tempo, mas começando pela Rocinha, a maior de todas e indo em direção ao interior, uma por uma. Prendendo ou matando, prendendo ou matando. Em 5 anos acabaria o crime.

  10. Não existe sistema de segurança no Brasil.
    32 anos se passaram após o regime militar e de lá para cá só se viu criarem leis para favorecerem o crime em detrimento da sociedade produtiva, próprio de países com mentalidade socialista/comunista e suas engenharias sociais. Até leis aparentemente inocentes e com aparência de humanidade como a Lei do Tapinha, não passam de engenharia social feita para se diminuir a autoridade dos pais. Quem faz essas leis, sabem muito bem o que está fazendo e as consequências delas. O efeito disto está aí, uma sociedade sob o mando dos criminosos, todos muito bem armados, professores apanhando em sala de aula, muitos policiais mortos e muita proteção aos bandidos, que vai desde direitos humanos até o afrouxamento de leis e aplicação penal.
    BOLSONARO 2018

  11. Sempre a “Constituição Cidadã”. Que bela peça…que os constituintes pregaram aos incautos, com a desculpa que vínhamos de um regime de exceção. Exceção é toda esta corrupção que vivemos que reflete em todos os setores de nossa pretensa sociedade. Será que os nossos parlamentares teriam coragem de chamar nova constituinte ou os nossos artistas e intelectuais?

  12. O Judiciário mais caro, ineficiente, corrupto, maligno e cheio de privilégios DO MUNDO, destruiu a segurança pública do Brasil.
    Fizeram conchavos, acordos espúrios, criaram benefícios, se locupletaram por anos e anos, e agora? Só existe um Juiz honesto nesse país, se chama Sérgio Moro. Até o Bretas é corrupto.
    A Polícia Militar (com exceção da PMMG, a mais corrupta e embusteira do Brasil), cumpre bem sua missão.
    O problema é quando chega na mão do Juiz, que deveria decretar no mínimo 25 anos para qualquer criminoso violento. Mas, os Juízes preferem fazer acordos sujos com os Advogados, receber um dinheirinho sujo, e colocam a culpa na Lei, que não permite condenar por mais tempo. Bastava os Juízes deixar de ser bandidos, condenar penas gigantes, e criar Jurisprudência.

  13. O dia em que a inteligência atingir nossos governantes, eles entenderão que o problema só será resolvido com educação.
    O professor do ensino fundamental tem que ser valorizado.
    O ensino de nível técnico incentivado e as faculdades federais fechadas, pois são verdadeiras oficinas de lavagem cerebral.

  14. Governantes e políticos não sabem o que é violência. Eles andam em carros blindados, seguranças, jatinhos da FAB e muito dinheiro no bolso. Vivem em um mundo paralelo aos daqueles que bancam suas mordomias. E, continuarão assim. A nós cabe aceitar a reforma da previdência.

  15. R.i.p, brasil, com letra minúscula mesmo! A saída é seguir nos moldes americanos, mas aqui em banânia não há político, ministro e sociedade capaz de levar esta pauta como se deve. Raul Jungmann, o senhor também é responsável, afinal segundo a cartilha socialista/comunista os marginais são vítimas da elite que não querem que tenham ascensão social e o mais grave, se escondem atrás das leis, afinal de contas, ás vítimas da elite tudo é permitido, segundo a pelegada. Olhem o champinha e vejam os seus defensores na época. O Raul Jungmann é elite, eu sou elite, somos todos elite, portanto, segundo a cartilha da foice e do martelo, somos reponsáveis por pessoas do bem se tornarem criminosos. Estamos fo…di….dos…..com tanto mimimi dos defensores de criminoso!!!

  16. Segurança pública nunca existiu, desde quando os portugueses aqui chegaram, a polícia só serve para separar o pobre do rico. Quando deomcraticamente os viciados fazem passeatas pela paz a favor de traficantes, colocam-se na vala comum de políticos corruptos, pois nos dois é mesma distorção do que é certo e errado. O Brasil não é para amadores, é para aqueles que tem fibra.

  17. Levaram quase 30 anos para perceber isso? Depois de dezenas de milhares de Reais investidos de forma equivocada! Baseada em especialistas de escrivaninha e modelos do Japão e da Inglaterra! Parabéns! Gênios!

  18. Este é o discurso quero-quero para enganar incautos, próprio dos comunistas.
    Primeiro agem para desmoralizar as forças de segurança, cortando verbas e restringindo sua autonomia, a exemplo do que fizeram com as polícias militares estaduais.
    Em seguida vêm com o discurso de que as mesmas não conseguem controlar a criminalidade, como é o caso deste post.
    Por último, propõem criar força única, aglutinando as existentes sob um único comando federal.
    Aí estarão criadas as condições para reprimir a livre manifestação dos contrários aos seus regimes totalitários, a exemplo do que ocorre na Venezuela.

  19. QUANTA AGUDEZA DE ESPÍRITO, IMPRESSIONANTE!!Falo há tempos. Não tem mais jeito.Os 3 poderes nas 03 esferas da federação estão podres,fétidos,corrompidos.A Grande imprensa e contratados (repórteres, jornalistas,comentaristas,palestrantes e outros istas..) a maioria “Vendidos”. Tribunais de Conta, Partidos, Sindicatos, Confederações, Federações, Sistema S, OAB, uma nojeira.Só uma Intervenção Militar-Estado de Sítio, Nomeação de uma Constituinte para ACABAR com os absurdos da CF de 1988. Como É POSSÍVEL poderes LEGISLAREM em causa própria. O TITANIC JÁ DEU ÁGUA. FFAA já – Art.142 CF ou qualquer outro que justifique. O STM poderia ajudar.

  20. Não é verdade que a CF/88 deu aos estados 80% da responsabilidade, tampouco teoricamente a lógica do sistema é essa. A CF diz que a segurança é DEVER DO ESTADO, não de um estado membro qualquer. O próprio, assim como o ministro da Justiça, o presidente e os demais poderes representam O ESTADO e são justamente os que se escondem atrás dessa mentira para se furtarem às suas responsabilidades de produzirem leis adequadas, presídios em quantidade, solução correta de processos criminais em tempo hábil, destinação de recursos, alternância de dispositivos legais à altura das exigências de cada caso e verificação de resultados. Não há “falência do desenho” e sim dos desenhistas. As polícias fazem bolo só com farinha e água cobrindo as falhas, omissões e má fé do andar de cima.

  21. Só agora que viram isso? Já não se pode andar nas ruas das grandes cidades sem perder a carteira, o celular e o carro e agradecer a Deus por não perder a vida! #IntervençãoMilitarJa

  22. No Rio o Pezão pede ajuda da população.
    Esse ai, com o seu blá blá blá, tá mais perdido do que cego em tiroteio.
    Em Brasília o foco é a negociata, então meus amigos, não há solução.

  23. Isso é que dá tirar armas de cidadãos de bem. A polícia não consegue ser onipresente e falha onde mais precisa atuar que é na favela, para socorrer pessoas que foram assaltadas em regiões em que se poderia ter mais segurança colocando a dúvida na cabeça do bandido: será que ele está armado? É o direito da auto-defesa apoiado pelo preceito da dúvida jurídica e jurisdicional!

  24. O REMÉDIO SERÁ AMARGO. MAS VOCÊS ESTÃO PREPARADOS PARA DAR O REMÉDIO NECESSÁRIO? Raul Jungmann, inês é morta, cidadão. Será disto para pior, pois os marginais se empoderaram da narrativa vitimista e soma-se a isto, a maior parte da mídia que defende bandido e demonizam a polícia. Agora é tarde. A bandidagem tomou conta do país… querem resolver? é fácil, mas o remédio será muito amargo… mas não temos pessoas que segure o tranco na primeira gritaria da pelegada…… Moro e Mourão seriam dois, mas lutar contra a quantidade de pessoas defensoras e benevolentes aos marginais, talvez não vale nem a pena!!! let it burn!!!

  25. Que vergonha e que nojo ouvir isso da boca de um ministro da defesa. Todo mundo sabe disso há muito, muito, muito tempo. Vão tomar vergonha na cara e fazer algo pela nossa segurança, cambada de políticos de m#rd@. Pensa que dando uma declaração dessas tá tudo perdoado? Bando de cretinos.

  26. O problema não é que o sistema não está nas mãos do governo federal. A PF e PRF poderia ficar com a inteligência nacional do sistema, além de cuidar de assuntos nacionais (fronteira, etc.), mas nem isso dá conta.
    O problema está no legislativo e judiciário, com leis que impedem as polícias locais investigar, prender e manter na cadeia os bandidos.
    Mas vindo de um ministro desses, é de se esperar que o que ele queira é mais centralização no governo federal.

  27. Diz Jungmann, “o sistema de segurança pública no país está falido”.
    Deixa de bla,bla,bla, Jungmann, quem faliu o sistema foram as PESSOAS
    que administram o sistema, comandadas por políticos desonestos e fanfarrões.

  28. Eu paguei meus impostos em dia e acredito que a maioria dos brasileiros para não deixar ela falir, nem a saúde nem a educação, quem deixou ela falir ??? irão ser responsabilizados quem não usou o dinheiro do meu imposto corretamente ??

  29. Existe alguma lei que não permita ter no Brasil um sistema penitenciário igual de filme americano.
    Aquele vidro como separação ente a visita e o preso onde se comunicam por telefone sob as vistas de um guarda?
    Penso que não tem esse vidro pois atrapalharia na hora da transa na tal “visita íntima” e creio eu que seria broxante ter um guarda supervisionando, por outro lado a comunicação é feita por celular.
    Jungman; vá lamber sabão!

  30. Este é o resultado da tão propalada “Constituição cidadã de 88” que privilegia bandidos e seus crimes. É só ler o livro “Bandidolatria e Democídio” e entendam como a esquerda trabalha arduamente em favor e para a bandidagem ao mesmo tempo que contribui para a matança do cidadão de bem e destroi a sociedade.

  31. Entra governo, sai governo, e a ladainha é a mesma!
    Deveriam copiar o sistema americano. Lá a bandidagem não tem as facilidades do nosso sistema penal.
    Não há remissão de pena (trabalha ou estuda 3 dias, remi um de pena), não há motel nas cadeias, não há prescrição de crimes, não há aberto e semi-aberto, a única coisa que existe lá é regime fechado com Condicional., e não é fácil obtê-la.

  32. Alguém perguntou ao ministro o que se está fazendo para o controle das fronteiras?
    As armas e as drogas vem de algum lugar, ou já estamos fabricando clandestinamente armas de 1º mundo no país, e também vamos concorrer com a Bolívia nas plantações de coca?
    Acorda ministro, o problema não é tão difícil de resolver, que tal começar a gerir bem os recursos a disposição em vez de ficar como os petistas choramingando na imprensa!

  33. Tem que manter isso ai, viu. Quer o que Cara Pálida? Até o Presidente da República
    estava tentando acobertar o bandido Eduardo Cunha. A bandidagem começa na
    Presidência da República. Esse ministro calado é um caso a pensar!

  34. Perguntas ao Ministro Jungman:
    1. O Brasil dispõe e larga plantação de coca???
    2. Não temos fábrica de fuzil AK-47???
    3. Onde estão os drones comprados para patrulha de fronteira pela PF ???

  35. Faliu porque além da impunidade dos poderosos, as penas são insignificantes. Faça
    igual aos Estados Unidos onde as penas são elevadas e não tem essa de ler livros
    para reduzir pena. É dobrar as penas que os crimes diminuem. Nossos bandidos
    são mais espertos que nossas autoridades.

  36. Ok ! Finalmente… descobriram a pólvora…
    Agora falta elencar as 98 atitudes serem tomadas imediatamente para reverter DEFINITIVAMENTE este problema…
    Diagnóstico até o pipoqueiro da pracinha a esta altura do campeonato é capaz de fazer…

  37. Onde estão os cinco presídios federais que Temer prometeu com toda a pompa e circunstância em 05 de janeiro de 2017? NEM SAÍRAM DO CHÃO! Depois do evento da garagem, acabou o governo Temer!

  38. Hue, mas não estamos em guerra faz tempo.. ou terrorismo é o que sr ministro??
    Assaltantes explodindo bancos, carros fortes, transportadoras, aff, o que falta mais hein ministro, a guerra é aqui dentro, voces estão cegos, o que falta é passar o
    comando total da policial militar para o exercito, porque estão totalmente corrompidas.. simples.. esqueça esse negocio de guerra externas.. me explica aí o que as forças armadas foram fazer no haiti.. ficaram anos naquele favelão, enquanto isso o brasil ta´abandonado, nas mãos de terroristas.. ah me poupe!!!

  39. O q faliu foi o estado, de tanta toubalheira. PT PMDB PSDB DEM PP etc etc são os malditos culpados. Lula temer renan sarney juca gleisi dirceu lindinerg aecio aloysio serra maia etc etcetc

  40. Esse ministro redescobriu a roda. O Brasil está desorganizado e a culpa por isso é dessa classe política que entrou na vida do país, a partir de 1986, Nova República. O Brasil, se não fechar para balanço, jamais vai reencontrar o seu verdadeiro caminho. Precisamos limpar o lixo legal, inclusive a constituição de 1988, que não deixa nada andar direito no país.

  41. A própria sociedade carioca/brasileira se enforcou! A Rede Globo de Televisão e a mídia têm culpa nisso tudo, galomourizaram as FAVELAS! disse:

    Deixaram as FAVELAS tomarem conta! Agora, já era! Perdeu, playboy!
    A própria sociedade se matou, se enforcou, cometeu suicídio ao aceitar que “comunidades” convivessem normalmente nos grandes centros urbanos!
    E a grande imprensa, em especial a Rede Globo de Televisão, glamourizou a coisa, transformou algo podre, detestável em algo bonito, romântico, normal!
    E não há nada que reverta mais isso! Pelo contrário, a própria Globo continua apoiando e incentivando esse tipo de coisa, apoiando o funk, as drogas, a malandragem explícita do povo!
    Por exemplo: o que custaria criar muros nessas favelas que cercam as Linhas Vermelha e Amarela no Rio de Janeiro? Seria a atitude mais óbvia a ser tomada! Mas o sujeito que propor isso será taxado pela Globo de “nazista”, “fascista”, “trumpista”…

  42. Senhor Jungmann, não há nada de errado nos Estados quando a segurança pública, o que é muito ruim é a segurança jurídica dos policiais, estamos vivendo a época dos filhos do ECA, pior serão os netos do ECA, rasga esta porcaria, dê segurança jurídica é tudo será resolvido. Quando ficar patente que bandido em troca de tiros com policiais jamais poderá sair vivo, não morrerá mais policiais nem bandidos.

  43. O que dá prá depreender do trololó do Ministro é que, os nossos problemas são insolúveis (=tem que primeiro resolver os problemas fora do Brasil).
    Em suma, ele não tem ideia do que faz ali e vai deixar tudo como tá, prá ver como fica.
    PELAMOR !

    1. Sem contar que demonstra que não conhece nem a geografia do próprio país. Rondônia fica a 3.500 Km do Rio (por via terrestre…!).

  44. Certo, e o que as autoridades responsáveis irão fazer a curto, médio e longo prazo pra resolver a situação? Mais um plano de segurança nacional engana que eu gosto ou vão fazer que nem o Pezão e pedir ajuda da população?

  45. É normal um estado da federação, dito como mais desenvolvido, ter um Ex Governador
    preso, Presidente da Assembleia preso, Ex presidente da Câmara Federal preso e um
    leque de políticos indiciados? Esse descalabro tem nome e sobrenome: justiça leniente
    com os poderosos.

  46. Então seu Jungman, enquanto tivermos no país senhores com este mimimi a segurança continuará desta forma. No caso citado, se este tal de Nem nem existisse, não teríamos estes problemas, é uma questão de gerenciamento “Dutertico” imprescindível para sanear o Brasil.

  47. Desarmamentista hipócrita, tentando meter mais entraves no novo r-105 e vem posar de especialista em segurança pública agora? Ele e o partido dele são responsáveis diretos pela zona que estamos ao apoiar políticas esquerdistas desarmamentistas e pró-bandidos.

  48. Antes tarde do que nunca, nossas otoridades são mais lentas que tartaruga para entender que o povo está sendo abatidos como Cordeiro. Tem que acabar com todas as leis feitas a partir de 2003 em benefício à bandidagem.

  49. Quem faliu foram os tribunais do Rio de Janeiro e de Brasília. A fábrica de HC
    sempre ajudou a bandidagem e alguns advogados. Nossas leis estão mais
    para os países do Norte da Europa, Dinamarca, Noruega e Suécia, onde os
    índices de crimes são baixos e sem violência. Aqui assassinos e bandidos
    ficam pouco tempo na cadeia. Sabem que o crime compensa.