STF extradita brasileira nata, mas Cesare Battisti…

Acusada de matar o marido americano, Karl Hoerig, em 2007, a brasileira Claudia Hoerig chegou aos EUA ontem, depois de o STF ter autorizado sua extradição.

De acordo com o site jurídico Jota, é a primeira vez que uma pessoa nascida no Brasil –Claudia tem cidadania americana– é extraditada para ser julgada no exterior. A decisão, tomada pela Primeira Turma do Supremo, foi apertada: 3 votos a 2.

Enquanto isso –como sempre lembra O Antagonista–, o terrorista Cesare Battisti, implicado em quatro assassinatos, continua por aqui.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joana disse:

    Texto curto, pobre e claramente regado de desconhecimento jurídico. São dois casos completamente diferentes. Tá na hora de melhorar o conteúdo. Aliás, esse texto não traz qualquer coisa informação ou conhecimento, mais parece um rascunho mal feito.

Ler comentários
  1. edson disse:

    Tribunais superiores de Brasília sempre protegeram bandidos endinheirados! Será que a propina corria solta? Na capital federal esse assunto é recorrente.

  2. antonio disse:

    Boa STJ aproveita e manda o Del Nero e muitos outros bandidos que estão escondidos aqui.

  3. Marco disse:

    STF é "paga-pau" do Tio SAM. Que lixo ! Respeitar uma democracia plena como a da Itália, nem pensar. Cambada de paga-pau.

  4. Gibão disse:

    E os pilotos americanos q provocaram o acidente da Gol na Amazônia, qdo centenas morreram, tb não serão extraditados para o Brasil? Claro q não, é só pra lá q extraditam! Pobre Brasil.

  5. Trumpão da Massa disse:

    O problema dessa moça não é ter perdido a nacionalidade brasileira. O que mais pesou contra ela é o fato dela não comunista, socialista, petista, funcionária da Globo, ou coisas do gênero.

  6. ps disse:

    Pois é, então cabe recurso infringente para que o pleno do stfzeco defina né ? Enquanto isso, o fux ganha mais tempo para angariar uma promoção para a filhota, talvez uma vaga no stjzeco e não define nada sobre o bandido italiano e preferido dos petralhas...o batisti...

  7. Jacqueline disse:

    Mas isso não pode, não! A CF diz que brasileiro nato não pode ser extraditado.

  8. Ana disse:

    Ela perdeu a nacionalidade brasileira quando adquiriu outra nacionalidade. Leia o art. 12, parágrafo 4 da CF. O caso dela não está entre as exceções para a manutenção da nacionalidade brasileira. Como ela deixou de ser brasileira nata poderá ser extraditada. Desta vez, o STF agiu de acordo com a CF.

    1. Idiota, você nunca deixa de ser um cidadão brasileiro nato, uma vez que você nasceu no Brasil, imbecil.

  9. Conrado disse:

    Lendo o teor dos comentários... Esse portal está perdendo uma grande oportunidade de ser educativo e se tornando aquilo que eles mais condenam em petralhas, etc. , um veículo de mentiras

    1. Perfeito. Esse blog é mais do mesmo, em vez em ajudar a população a conhecer as coisas, vivem de meias verdades para defender o que pensam ser corretos. Essa mulher perdeu a nacionalidade brasileira, por opção dela, ela quis se tornar americana em detrimento da nacionalidade brasileira, agora aguenta o fumo. ANTAS, quando for escrever sobre, procure saber as razões e apresente aos seus leitores.

  10. Conrado disse:

    Ela é nata, mas quando se naturalizou americana, abdica da cidadania brasileira, não tendo mais direitos individuais garantidos aos cidadãos brasileiros, como a imunidade à extradição. Até o Antagonista está virando um meio de mídia viciado que nem os outros agora? (com essas headlines sugestivas à enganos? ; . ; Talvez os leitores do site devessem repensar se vale a pena ainda visitá-lo

  11. CWBZANGADO disse:

    Para informação: PORTARIA Nº 2.465, DE 3 DE JULHO DE 2013 DECLARAR a perda da nacionalidade brasileira da pessoa abaixo relacionada, nos termos do art. 12, § 4o, inciso II, da Constituição, por ter adquirido outra nacionalidade na forma do art. 23, da Lei no 818, de 18 de setembro de 1949: CLAUDIA CRISTINA SOBRAL, que passou a assinar CLAUDIA CRISTINA HOERIG, natural do Estado do Rio de Janeiro, nascida em 23 de agosto de 1964, filha de Antonio Jorge Sobral e de Claudette Claudia Gomes de Oliveira, adquirindo a nacionalidade norte-americana (Processo nº 08018.011847/2011-01). JOSÉ EDUARDO CARDOZO

  12. Fatima disse:

    Enquanto isto, o terrorista Cesare Battisti - que não é cidadão brasileiro - implicado em quatro assassinatos, continua por aqui. Lembrando que o STF considerou que o terrorista não é criminoso político, já que os crimes pelos quais foi condenado foram comuns. Só que - observem que as maracutaias já vem de muito tempo - os ministros do STF, mesmo reconhecendo os crimes comuns, delegaram a Lula, que estava presidente, a decisão pela extradição. O resto da história estamos vendo. Que novela nonsense e chata! Fora Batttisti!!!Acabe logo com isto, Temer! E nos dê um pouco de paz!

  13. Luiz Henrique disse:

    Infelizmente nosso exército é frouxo, mas uma vez a constituição foi rasgada. Vocês não são o guardião da nossa constituição!!!

  14. tico disse:

    STF EXEMPLO DE COMO NÃO SE FAZ JUSTIÇA. OS BRASILEIROS PRECISAM MUDAR ISSO URGENTE.

  15. luizs disse:

    Sempre achei que o Brasil não extraditava seus filhos, ou filhas, que sejam.

  16. cris disse:

    Qual é a desse STF? A Itália já pediu reiteradas vezes a extradição do assassino! Por que ele está tendo atenção especial? Nós, os brasileiros de bem, não queremos mais um assassino por aqui.

  17. Caffa Jeste disse:

    Ora, Antagonistas, que má vontade com os preclaros sinistros do STF!!! O italiano SÓ MATOU 3 INOCENTES!! Para quê nosso bondoso STF vai sacanear tão impoluta figura!! Além do mais, O CARA TEM TÍTULO DE ELEITOR E VOTA NO PT!!! Já aquela brasileira,,,é um "nada" para os BOS... Taqueopareu, vou parar por aqui, para não ser preso e extraditado pra Coreia do Norte!!!

  18. AAA disse:

    STF bolivariano! Não que a criminosa não mereça pagar pelo seu crime mas, dois peso, duas medidas?? E outra, nesse episódio o STF rasgou a Constituição! BRASILEIRO NATO NÃO PODE SER EXTRADITADO! E quanto ao Battisti que em brasileiro é??? M... de país!

  19. Em nenhuma hipótese, o brasileiro nato poderá ser extraditado! Esse STF precisa ser extinto! disse:

    A Constituição Federal determina que o brasileiro nato nunca será extraditado e que o brasileiro naturalizado somente será extraditado no caso de ter praticado crime comum antes da naturalização.

    1. Pelo artigo 7º, inciso II, alínea b do CP (extraterritorialidade condicionada) para os crimes praticados por brasileiros no estrangeiro, vale o princípio da personalidade, isto é: O Brasil não entrega o brasileiro que outro Estado reclama, é obrigado a puni-lo no Brasil por crime praticado no estrangeiro. Tanto faz que seja brasileiro nato ou naturalizado, DESDE QUE A NATURALIZAÇÃO TENHA OCORRIDO ANTES DA PRATICA DO CRIME.

  20. Celso Leite disse:

    Por um acaso Cláudia tem padrinhos que sugaram a PeTrobrás? Mirzinho aqui, mirzinho ali, e o assassino de 4 pessoas vai ficando.

  21. STF VAGABUNDO! BANDO DE CANALHAS! BANDIDOS! STF NÃO É LEGISLATIVO! disse:

    Segundo a Constituição Federal, nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei. (Art. 5º, LI) Pela leitura do dispositivo constitucional, nota-se que não há hipótese de extradição de brasileiro nato.

  22. Cris disse:

    Ela tinha optado pela cidadania americana? Soube que cônjuges de brasileiros que possuem cidadania italiana devem optar pela cidadania italiana ou pela brasileira... Uma vez feita a opção...

  23. THOR disse:

    GILMAR ,Eh Agora ? “O brasileiro nato, quaisquer que sejam as circunstâncias e a natureza do delito, não pode ser extraditado

  24. Da lhe Batisti !!!!!! disse:

    E um Italiano assassino que matou varios e foi julgado e condenado num país democrático fica aqui !!!!!Da lhe Batisti.... Brasil mesmo. Só podia ser.

  25. Sarcástico disse:

    Uma vez que ele optou por cidadania americana automaticamente abdicou da sua Brasileira, ela não é caso de pessoas com dupla cidadania por nascença, pais estrangeiros ou nascida fora do Brasil de pais brasileiros.

    1. Eu tenho cidadania portuguesa mas não sou naturalizado português! Qual seria o caso dela? Se for cidadania, e não naturalização, ela não poderia ser extraditada.

  26. José Maria disse:

    Que diabos fizeram com a constituição senhores ministros?

  27. x da questão disse:

    Então o Battisti para não ser extraditado até agora pode ser ao contrário ( da brasileira que virou americana) dever ter ''ganho a cidadania brasileira'' aí esquece não vão fazer nada.

  28. ENTENDERAM BEM?????????????? disse:

    BRASILEIRA NATA! EXTRADITADA!

  29. Paulo disse:

    E os pilotos americanos que derrubaram o avião da Gol também não são extraditados dos EUA para o Brasil...

  30. Gerolino Sebastião Gonçalves F disse:

    O STF, perdeu o Rumo da sua Finalidade. A principal delas a COERÊNCIA nas SENTENÇAS, por isso se chama SUPREMO. Talvez falte a escolha dos 11 Juízes, por MERITOCRACIA, CONCURSO PÚBLICO e Avaliação Final de um Conselho DEcente.

  31. alceu disse:

    O STF julgou que essa brasileira/americana não possui os bons antecedentes de Cesare Battisti, motivo pelo qual mereceu a extradição. Simples assim...

  32. INDIGNADO disse:

    Ela, voluntariamente, deixou de ser brasileira e se ferrou. Foi embora, renegou a pátria. Achou que teria aqui, as benesses da lei. Se ela for inocente, será absolvida, simples assim. Ela não está condenada, como o italiano.

  33. Fernando José da Silva Monteiro disse:

    Não faz muito tempo, com o julgamento de Marin nos Estados Unidos, espalhou-se aos quatro cantos, em relação a Ricardo Teixeira e a CBF, que O BRASIL NÃO EXTRADITA SEUS CIDADÃOS. Muito bem, e agora? Seria suborno ou falta de caráter? Este não é um país sério; o assassino italiano continua a zombar do nosso sistema jurídico.

  34. Clara Eñelee Kornetz Alves disse:

    Dessa vez o STF acertou, seguindo nossa Carta Máxima. Bem feito para ela, pois quando abriu mão da cidadania brasileira, esqueceu que nos EUA, a lei funciona mesmo. Tudo o que nós queríamos para o Brasil...

  35. Salva Brasil disse:

    Eu acho que ela por ter virado cidadã Americana tem que voltar ao EUA e responder pelo assassinato! O STF acertou nesta está CF. E pensando melhor, a prisão de lá eh melhor do que aqui e antes disto, a justiça de eh melhor! Aqui se vc não for amigo do Gilmar Mendes fica preso e do Cabral não vai ter regalias na Prisão.

  36. Silvio filho disse:

    Cesare Battisti é namorado da ministra Luiza Barrosa o que lhe dá imunidade

  37. ChrisP/SP disse:

    Antagonistas, Seria bom vocês, antes de publicarem uma notícia dessas afirmando que o STF extraditou uma brasileira nata, se informassem a respeito. O STF agiu corretamente, seguindo a CF no seu Artigo 12.

    1. O artigo 12 da constituição não abre exceção para brasileiros natos, mas somente naturalizados. Ela deveria ser julgada e condenada no país em que se encontrava, no caso o Brasil. A constituição não foi respeitada, isso mostra um total desrespeito a soberania do país.

  38. PT X MDB X PSDB X DEM X STF X PGR = QUADRILHA ESQUERDISTA DERROTADA PELO GOVERNO MOLITAR disse:

    ESSA CORJA É FARINHA DP MESMO SACO. O OBJETIVO DESSA QUADRILHA É FAZER DO BRASIL UMA VENEZUELA

  39. ChrisP/SP disse:

    Antagonistas, antes de vocês publicarem uma matéria dessas, dizendo que o STF extraditou uma brasileira nata, seria bom vocês buscarem informação correta. STF agiu de acordo com a CF Artigo 12.

  40. ChrisP/SP disse:

    Corrigindo: no lugar de cidadania é nacionalidade brasileira.

  41. ChrisP/SP disse:

    Ela foi extraditada, mesmo sendo brasileira nata, posto que abriu mão de sua cidadania brasileira, quando optou pela americana. (CF Artigo 12). Tudo sobre o caso, no link abaixo: - http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2018/01/18/acusada-de-matar-marido-americano-carioca-e-a-1-brasileira-extraditada-para-ser-julgada-no-exterior.htm

    1. § 4º Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que: II - adquirir outra nacionalidade, salvo nos casos: b) de imposição de naturalização, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em Estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis. Sem a cidadania americana não é possível ter plenos direitos civis nos EUA. Não se pode votar, por exemplo. Ela nunca pediu a renúncia da nacionalidade brasileira.

    2. Segundo a defesa dela , essa opção foi por necessidade, veja um trecho do que o advogado dela diz: O advogado Adilson Macabu argumenta que Cláudia optou pela naturalização porque não conseguia atuar como profissional de nível superior, citando exemplos de jogadores de futebol, como Roberto Carlos, naturalizado espanhol para poder jogar pelo Real Madrid.

  42. wanderlei lima disse:

    O stf é uma piada de mau gosto.

  43. MARCO BETTEGA disse:

    EUA é EUA . . . o resto é b...osta! Vão peitar a lei americana? O nosso STF é extravagante mas não é burro! Enquanto isso o assassino Battisti aguarda. Mas meus patrícios italianos não perdem por esperar . . uma hora sai! Afinal, paz é o que esse indecente não tem e jamais terá!

  44. contribuinte disse:

    Situação humilhante, absurda, imposta ao país por governantes de m... Graças ao verme, o bandido ficou aqui tomando sol. O STF, pra variar, fez um papel ridículo. Agora, os atuais administradores do condomínio tabajara fazem de conta que não há problema. Quanta idiotice, bandidagem e incompetência reunidos.

  45. Arnaldo BFG disse:

    Arrisco dizer que qualquer cidadão decente e patriota não acredita no STF. O Brasil está perdido !

    1. Leia detalhes aqui: STF agiu de acordo com a CF http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2018/01/18/acusada-de-matar-marido-americano-carioca-e-a-1-brasileira-extraditada-para-ser-julgada-no-exterior.htm

  46. Hammer disse:

    Ué .. o ilustre STF rasgando novamente a Constituição? Nenhum Brasileiro será extraditado...enquanto, rasgando a Constituição, os crápulas de toga deixaram de mandar pra Itália o terrorista vermelho e assassino batistti. Como pode uma vergonha tão ignominiosa como essas "supremas cortes" brasileiras? Ninguém vai tomar uma atitude contra esses furibundo encapados??

    1. Pare de falar e leia o Art. 12 da CF Mais informações no link abaixo: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2018/01/18/acusada-de-matar-marido-americano-carioca-e-a-1-brasileira-extraditada-para-ser-julgada-no-exterior.htm

  47. Claudio Belodi disse:

    Assim o STF dá seu apoio indesculpável ao PT.

  48. Francisco Teodorico disse:

    Nunca tivemos os 3 Poderes tão medíocres quanto atualmente. Já passou da hora do #Basta.

  49. antonio carlos disse:

    Esta brasileira é tão anta que renunciou a nacionalidade brasileira, isto porque lhe interessava. Depois que matou o marido e picou a mula, correndo para a Pátria Amada virou brasileira nata. Idiota é quem se deixa levar por este detalhe, a mulher é assassina e como assassina deve ser tratada. O caso do terrorista italiano é uma incógnita, quem será que o apadrinha, deve ser um cara muito poderoso que até os Sacrossantos Ministros do STF não tem coragem de extraditá-lo? Quem será o padrinho do assassino italiano?

  50. Quanto a Battisti, ok disse:

    QUANTA DESINFORMAÇÃO!!!!!!! Ela já havia perdido a cidadania brasileira. O STF não extraditou brasileira nata.

    1. Ô "anta de botas", pois é exatamente essa a discussão constitucional, antes, até aqui, brasileiros não perdiam NUNCA sua cidadania, não importasse seu pedido, outras cidadanias ou quaisquer outra coisa, entendeu "anta de botas"? ou precisa desenhar?

  51. Antonio Manetta disse:

    Como há muito venho dizendo, a cada dia tenho mais vergonha de ser brasileiro.

  52. José Guimarães disse:

    Vamos abrir os olhos : só pode saber muitas cosas sobre esta camarilha que está e estava no governo. Não é possível que este terrorista, condenado, assassino não seja extraditado.

  53. Coriolano disse:

    1° Turma, sei. É a turma dos heróis dos xucros e dos antas. O herói Barroso ,advogado do terrorista, e o herói Fux estão demorando para expulsar o assassino italiano, não é antas? Que maravilha esses heróis , não é xucros ? Os xucros e os antas são especialistas em escolher heróis.

    1. E ainda tem gente que acha que esses dois (Barroso e Fux) são sumidades jurídicas. Não passam de dois fanfarrões. Jogam para a plateia quando convém!!

  54. Primo Rico x Primo Pobre disse:

    O terrorista Cesare battisti tinha $$$ para pagar a defesa, a epoca, de Luis Roberto Barroso, antes dele ter sido indicado para o STF, dado o seu inestimavel saber juridico e lilibada conduta, caracteristicas essenciais para vestir aquelas togas. Ao que tudo indica ele deve ter ainda muito $$ guardado ao passo que essa brasileira, pobretona, não teve a mesma sorte. Cadeia aqui é para pobre e assalariado

  55. jose Carlos saliba disse:

    Mais um pipino que Temer tem que resolver. Manter o escarnio do PT e a vergonha que estamos passando ou ele vai pagar por isso.

  56. Gil disse:

    Battisti não está implicado, ele foi condenado e é foragido.

  57. Brasileira Nata disse:

    Mas não tinha a carteirinha vermelha.