Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Saiba tudo o que disse Luciano Hang à CPI

O empresário admitiu que a mãe recebeu medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid e negou que tenha financiado fake news
Saiba tudo o que disse Luciano Hang à CPI
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O empresário bolsonarista Luciano Hang prestou depoimento à CPI da Covid nesta quarta-feira (29). Senadores da comissão suspeitam que o dono da Havan esteja envolvido com a divulgação de fake news sobre a pandemia e com o “Ministério da Saúde paralelo”.

Hang negou que o atestado de óbito da mãe tenha sido fraudado e admitiu que ela recebeu medicamentos sem eficácia comprovada contra o coronavírus.

O empresário admitiu que financiou a distribuição de kit Covid em Santa Catarina.

Saiba tudo o que disse Luciano Hang:

Morte da mãe

  • Luciano Hang admitiu à CPI que a mãe tomou medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid. Em vídeo divulgado em fevereiro, o empresário afirmou que ela poderia ter sido salva se tivesse usado o kit Covid “de forma preventiva”.
  • Para explicar a declaração, o dono da Havan tentou fazer uma distinção entre “tratamento precoce” e “tratamento preventivo”. Segundo ele, a mãe recebeu cloroquina e ivermectina apenas depois do diagnóstico de Covid.
  • Hang negou que o atestado de óbito da mãe, que não menciona a infecção por coronavírus, tenha sido fraudado. O empresário atribuiu o erro a um plantonista da Prevent Senior e disse que ele foi corrigido.
  • O depoente alegou que achou “estranho” o fato de o documento não citar a doença, mas não questionou por ser “leigo” em medicina.

Financiamento de fake news

Campanha de 2018

“Ministério da Saúde paralelo”

  • Luciano Hang negou ter colaborado com o “Ministério da Saúde paralelo”, grupo que aconselhava o governo federal em seu negacionismo.
  • O empresário, no entanto, admitiu que fez campanha para distribuir o chamado kit Covid, arrecadando dinheiro para a compra dos medicamentos sem eficácia comprovada para a distribuição em Santa Catarina. Ele afirmou que a campanha não foi realizada como política pública.
  • O dono da Havan chamou o lockdown de “idiotice” e disse que prefeitos e governadores usaram a pandemia politicamente.

Vacinas

Vídeo com algemas

  • Luciano Hang afirmou que o vídeo em que aparece com uma algema após ser convocado para a CPI foi, na verdade, uma “brincadeira”: “Foi um momento de humor.”
  • Segundo os senadores, essa foi uma “desculpa esfarrapada”.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO