Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Saiba tudo o que disse o diretor da Prevent Senior à CPI

Pedro Batista Júnior negou que a operadora tenha aplicado o "tratamento precoce" sem o consentimento de pacientes com Covid e que tenha omitido mortes
Saiba tudo o que disse o diretor da Prevent Senior à CPI
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Batista Júnior, prestou depoimento à CPI da Covid nesta quarta-feira (22).

A empresa é acusada por um grupo de médicos de impor a aplicação de medicamentos sem comprovação científica contra o coronavírus, sem o consentimento dos pacientes. Segundo o dossiê elaborado pelos ex-funcionários, a seguradora fraudou estudos sobre as substâncias e omitiu sete mortes.

Aos senadores, Pedro Batista Júnior negou as irregularidades apontadas e disse que a empresa está sendo acusada de forma infundada.

O diretor da Prevent se recusou a comentar as mortes do médico Anthony Wong e da mãe de Luciano Hang. Ele admitiu que o Ministério da Saúde usou protocolos elaborados da empresa.

Saiba tudo o que Pedro Batista Júnior disse à CPI:

Dossiê

  • O diretor da Prevent Senior afirmou que o dossiê apresentado pelos médicos contra a empresa é “criminoso”. Ele afirmou que as acusações são infundadas e que os profissionais manipularam dados.
  • O depoente negou que mortes tenham sido omitidas pela operadora.
  • Segundo ele, o documento sobre a prescrição da cloroquina mencionava o uso da substância sob acompanhamento médico por 636 pacientes entre 26 de março de 2020 e 4 de abril de 2020. Ele alegou que as sete mortes citadas pelo dossiê teriam ocorrido depois do período.
  • Os senadores disseram que o depoente estava mentindo.

Anthony Wong e Mãe de Hang

  • Pedro Batista Júnior preferiu não comentar a morte do médico defensor da cloroquina Anthony Wong.  Segundo a revista piauí, o médico foi internado no Sancta Maggiore, da Prevent Senior, com diagnóstico de Covid. Ele teria autorizado a realização de experimentos com “kit Covid”, que teriam sido conduzidos por Nise Yamaguchi.
  • O depoente alegou que tem proibição da família para comentar o caso, mas admitiu que Nise era médica assistente.
  • O diretor da Prevent também se recusou a comentar a morte da mãe de Luciano Hang, Regina Hang. No dossiê, os médicos afirmam que apesar de o atestado de óbito dizer que ela morreu por “disfunção múltipla dos órgãos”, Regina, na verdade, foi internada com Covid e recebeu “tratamento precoce”.

Mudança de classificação dos pacientes

  • Pedro Batista Júnior admitiu que a Prevent Senior orientava as unidades a mudar o código de classificação de pacientes com Covid 14 dias após a infecção — 21 dias no caso de pacientes em UTIs. O procedimento era realizado sob a alegação de que eles não precisavam mais dos cuidados depois do período e poderiam ser transferidos para leitos de enfermaria, para tratamento paliativo com sedativos.
  • A medida foi considerada criminosa pelos senadores. Otto Alencar (PSD-AM), que é médico, afirmou que os pacientes ficavam à espera da morte. Rogério Carvalho (PT-SE), também médico, disse que não se pode determinar um prazo para o paciente ficar sob terapia intensiva.
  • Segundo os senadores, além disso, a medida fazia com que mortes em decorrência da Covid fossem registradas com outras causas.

Ministério da Saúde

  • O diretor da Prevent Senior admitiu que o Ministério da Saúde usou os protocolos do chamado kit-Covid desenvolvidos pela empresa.
  • O depoente afirmou que a operadora não participou da elaboração dos documentos. Apesar disso, ele confirmou a participação de Nise Yamaguchi nos protocolos do “kit Covid” da empresaA médica é acusada de integrar o “gabinete paralelo” da Saúde.

Gabinete Paralelo

  • Sem dar detalhes, Pedro Batista Júnior confirmou que foi colocado pelo empresário Carlos Wizard em um grupo de Whatsapp. Segundo o presidente da CPI, Omar Aziz, o grupo era o “gabinete paralelo”.
  • O diretor da Prevent Senior disse que saiu do grupo assim que foi colocado, por não entender qual era o objetivo daquilo. Ele alegou não saber quem eram os outros participantes.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO