A Semana em 5 Pontos: Enquanto Brasília pega fogo, a reforma fica de castigo

Diego Amorim, de O Antagonista, nos antecipa os destaques da semana em cinco pontos (a versão em vídeo você pode conferir clicando logo abaixo):

1) A semana começa com deputados ainda mais insatisfeitos com o que consideram falta de articulação política por parte do governo federal.

No fim de semana, se intensificou na internet a troca de ofensas envolvendo parlamentares aliados a Jair Bolsonaro e até mesmo o secretário especial da Receita Federal.

Veremos como vão se comportar o próprio presidente e Rodrigo Maia, que comanda a Câmara. Os dois devem se reunir ainda hoje.

2) Nesse clima de conflagração em Brasília, o deputado Felipe Francischini, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, ao que tudo indica, deve indicar o relator da reforma da Previdência, para que, enfim, a matéria comece a ser debatida.

Na semana passada, Francischini não só não conseguiu escolher o relator, como admitiu que o cronograma de tramitação da reforma atrasaria já no início.

3) Enquanto os deputados fazem suas cobranças e o Planalto tenta se defender, o ministro da Economia, Paulo Guedes, é esperado para participar de uma audiência na sessão da CCJ marcada para amanhã, terça-feira.

A expectativa, pelo menos da equipe econômica, é que a presença do ministro ajude a acalmar os ânimos no Parlamento e force o início da discussão em torno da reforma em si.

4) Enquanto o PSL continua sendo o único partido oficial da base de apoio do governo, deputados ameaçam votar nesta semana um projeto que derruba o decreto que permitiu a cidadãos americanos, da Austrália, do Canadá e do Japão entrarem no Brasil sem a necessidade de visto.

Esse acordo foi firmado na semana passada, quando Bolsonaro visitou os Estados Unidos.

No sábado, o presidente dará continuidade à sua agenda de viagens internacionais. Desta vez, o destino será Israel.

5) No Senado, Davi Alcolumbre deve ler amanhã em plenário o requerimento que cria a chamada CPI da Lava Toga.

Para que a comissão não seja arquivada pela segunda vez, é provável que haja um acordo para reduzir o número de fatos a serem investigados.

Na quinta, a CPI de Brumadinho, já funcionando, escutará Fabio Schvartsman, presidente afastado da Vale.

Além disso, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região provavelmente vai decidir na quarta-feira sobre os pedidos de liberdade de Michel Temer e Moreira Franco, ambos presos na semana passada no âmbito da Operação Descontaminação.

O Anagonista ficará de olho em toda essa pauta movimentada e no que mais vier a surgir nos bastidores do poder.

Bom dia e boa semana.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Mair disse:

    Eu estou mais pela aprovação da lei anticorrupção do que previdência esta tem.que deixar para depois aí o povo cata estes deputados e da de relho

Ler comentários
  1. Eduardo disse:

    O Povo europeu fez um abaixo assinado de mais de 5 milhoes de assinaturas, contra o Brexit. Vamos fazer um abaixo assinado contra os políticos corruptos e stf e entregar ao Exército pedindo ajuda.

    1. O povo Bananense e' manso como vaaacc@s e bois e so' saem as ruas em domingoes de sol achando que estao protestando e abafando tirando selfies pra postar no FEICE. Gentalha mansa…..

    2. O povo europeu?! Mas, e o povo Inglês que votou corretamente pelo Brexit?

  2. Roberto disse:

    Diante do derretimento ímpar da popularidade do governo, é essencial que essa reforma seja retirada da pauta. O eleitor pediu segurança e combate à corrupção, e não a previdência do Temer.

  3. José disse:

    Olho o governo e penso num macaco pilotando um avião cheio de passageiros.

  4. Alf disse:

    Se o Bolsonaro realizar uma campanha contra a Dengue, a imprensa esquerdista irá defender os Mosquitos como vitimas da sociedade.

  5. Daniel disse:

    Nhonho foi um cavalo de Troia, prometeu entregar a reforma da previdência, mas seu objetivo era barrar o pacote contra a corrupção do Moro.

  6. AGENOR disse:

    Vejam no youtube: Bolsonaro responde Rodrigo Maia após ameaçar abandonar a previdência.

  7. José disse:

    O que significa o embate Velha Política x Nova Política? Num sistema presidencialista de coalizão, a necessidade de negociação é imperiosa. Logo, a resposta é óbvia!

  8. Airton disse:

    Bozo nas maos dos Caminhoneiros ! Vai dar oque pedirem TUDO qualquer coisa pra evitar a paradeira! Tudo!!!!!

  9. Rosa disse:

    Se essa notícia absurda for verdade, ficará comprovado que seja a medida que for do presidente,a oposição estará contra.

  10. Magalhães disse:

    Presidente chame uma coletiva, explique a PEC foi protocolada e está na Câmara para tramitação. E vai liberar as emendas constitucionais obrigatórias para todos os deputados e senadores......

  11. rodrigo disse:

    ultima vez que eu entro nessa fofoca news , granças a Deus encontrei o Gazeta do Povo que informa, vocês do antagonistas propagam a desinformação e a bagunça, vocês não são independentes .

    1. Verdade. Estamos caindo na provocação da imprensa em geral.

  12. JOSE disse:

    Bolsonaro, vai logo, faça essa ARTICULAÇÃO (entrega de cargos, esquemas de Emendas, MPs direcionadas e maracutaias.), depois é só esperar a cadeia e levar o chute na bunda, como quer a mídia.

  13. Rogerio disse:

    Se parte da imprensa e o povo entenderem q mudar o Brasil significa apoiar a postura do governo estaremos livres da velha política.Bolsonaro continue firme,o apoio popular é o mais importante.

  14. Bola disse:

    e tinha algum inegnuo que achava que brasilia mudaria em 3 ou 4 meses?

    1. acreditam em mitos, deuses, espiritos e ate' en santos! esperar o que?

  15. Carlos disse:

    Para a quase total maioria dos deputados e senadores articulação politica, significa mais dinheiro do povo para ser roubado!!! Safados!

  16. Airton disse:

    Dolar no Natal $6,66 do jeito que o Diabo go$ta

  17. Eduardo disse:

    É dever da policia, afastar os malfeitores da casa dos cidadãos de bem. É dever do Exército, afastar os malfeitores do país onde vivem os cidadãos de bem.

  18. Thel disse:

    Se continuar nessa situação, parecendo que o país nem sequer tem presidente, o Brasil vai entrar em processo de ruína completa até dezembro. Tenho grande arrependimento de ter votado nesse inepto

  19. Thel disse:

    Esqueça esse negócio de Reforma Previdenciária, eu não votei em BolsoLesma para isso. Em primeira mão, eu votei nele para que o mercado fosse aberto de verdade, para baixar os preços dos produto

  20. Valmir disse:

    O Antagonista...que declararam ser a favor da reforma da previdência, me parece que mudaram de lado ao alimentar com manchetes de salão de cabeleireiro os fuxicos em geral.

  21. Daniel disse:

    O problema de Maia e outros da mesma laia não são só cargos no governo, é Sergio Moro.

    1. parece agora que Moro esta' com medo da 'pressao' porque os bandidos sao mais fortes e mais unidos. Sabia?

    2. Os bandidos travestidos de excelências morrem de medo do NOSSO MORO!

  22. Xavier disse:

    A Guerra é longa, a primeira batalha foi a eleição, a segunda está acontecendo agora! O congresso e suas velhas raposas e partidos, tentam encurralar o Governo de Bolsonaro. SIMPLES ASSIM!

  23. Maria disse:

    Lamentável realmente vc ganhar muito bem para trabalhar e chegar no trabalho ficar fazendo gracinhas as custas de quem paga o salário. Em qualquer lugar a demissão era certa. Pq não com o parlame

  24. Roberto disse:

    O eleitor de Bolsonaro está pouco se lixando para a reforma da previdência, ele votou pelo combate à criminalidade e à corrupção e, nesse ponto, não foi feito nada ainda. E a popularidade derre

    1. Não foi feito nada em termos! Maia travou o projeto de lei anti-crime de Sérgio Moro, que está desde fevereiro aguardando tramitação no Congresso.

  25. Afonso disse:

    Alguém faça um desenho para quem insiste em dizer que o Bolsonaro precisa fazer articulação política, que ele não vai de curvar a corrupção! Articulação política=corrupção!

  26. wilson disse:

    Alguém, por favor, diga ao Presidente que a campanha já acabou, diga ao Rodrigo Maia que o telhado dele é de vidro, que ele age como um bebê chorão, que faz birra toda hora. o país quer trabalho

    1. Alguém diga ao boso que se governa com apoio do congresso e nao com apoio dos filhos...palhaçada isso...aqui nao é ditadura boso idiota.

  27. ant!pet!sta disse:

    Melhor não aprovar reforma da previdência alguma e ver no que vai dar. O que não pode, é o governo ficar refém da imprensa, políticos, juízes e funcionários públicos em geral, ou seja, privi

    1. O governo é refém dos bancos, eles é que impuseram essa reforma da previdência, a qual nunca fez parte das propostas eleitorais de Bolsonaro.

  28. Carlos disse:

    Queremos o Queiroz na articulação politica

    1. Queiroz administrava a previdência dos Bolsonaro pelo sistema de capitalização do Guedes, abastecido pelo Rachid. Deixem o cara em paz!!!

    2. Queiroz como superministro no lugar do Guedes.....de economia ele diz que entende...juntou milhões vendendo carros velhos.

  29. Rômulo disse:

    🇧🇷 Bolsonaro não quer reforma nenhuma, a favor estão comunista, bancos e imprensa.

  30. Rômulo disse:

    🇧🇷 Verdade sobre a nova previdência! Vão tirar do povo brasileiro a expantosa quantia de um trilhão de reais em dez anos, os bancos terão um lucro nunca antes pensado, bolsonaro não irá fa

    1. Ganharam com o PT, e querem ganhar mais com o Bolsonaro. A previdência é um projeto dos bancos e para os bancos. "Conhecereis a previdência dos bancos, e ela vos empobrecerá!".

    2. Os bancos nunca ganharam tanto quanto nos governos do PT....

  31. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    É verdade! O Toma lá dá cá começou com tudo mesmo!

  32. ant!pet!sta disse:

    Lamentável também é a posição da imprensa, que, em verdade, só exploram matérias que mais desinforma a opinião pública. Não cabe apenas ao governo, cabem a todos a luta pela mudança na prev

    1. 🇧🇷 Só porque a mídia diz que é necessário isso não quer dizer que seja verdade, por mim é bolsonaro fica como está.

  33. Alf disse:

    Há um monte de 'soça' enrustido e ignorante no País. Por isso o Estado brasileiro, virou esse monstro insaciável.

  34. Alemão disse:

    Esta briga de egos já se tornou ridícula!!! O Nhonho precisa parar de achar que o poder está em suas mãos!!! Não está!!! O povo não suporta mais esta palhaçada!!! Ninguém é dono do Brasil!!!

  35. Roberto disse:

    Quanto mais o governo falar de previdência, mais ele vai derreter na popularidade, eis que essa jamais foi a pauta de JB, nunca fez parte do discurso dele, e o eleitor não é bobo.

    1. 🇧🇷 Bolsonaro não quer nova previdência, deixa como está para ver como fica. Interessado estão os comunistas, bancos e imprensa.

  36. 🔊Lemon disse:

    Botafogo só votará a previdência se o pacote do MORO for arquivado, morrem de medo de serem PRESOS! Quer também distribuição de cargos e $$$. O povo que se phoda! 💰💰💰

    1. Criminoso, isto. A população, especialmente a mais humilde ou pobre que se lasque morrendo nas ruas. E o gordinho protegido por seguranças armados pagos pelo Público ... Indecente.

  37. roberto disse:

    UMA PERGUNTA "articulação politica" significa "quanto eu levo nessa" OU "cadê os cargos para colocar meu pessoal" OU "quero a diretoria que fura poço"

    1. Sim e vc esta' surpreso por que? Isso e' Brasil meu caro Nao muda da noite pro dia.

  38. Rosa disse:

    Temos que cobrar dos parlamentares responsabilidade. Eles não estão nem aí para o Brasil. Queremos a votação do pacote Anticrime Urgente!

  39. José disse:

    SEmana em 5 pontos: 1. Lula solto; 2. Arruaça nas ruas; 3. Militares tomam o poder, 4. Fecham congresso e 5. Reforma aprovada e Pacote anti-crime também. STF solta o Lula por favor.

  40. 🔊Lemon disse:

    Enquanto isso o povo é trucidado pela violência, pelos hospitais infectados, sem remédios, sem assistência, sem transportes decentes, impostos estorsivos! SEM JUSTIÇA! SENDO ROUBADOS!

    1. ... genocida ... em causa própria. PODE ser mais indecente que isto ? Não pode.

    2. Sem JUSTIÇA e o Plano de Moro na gavetinha. Rodrigo Maia, O Genocida.

  41. CARMEN disse:

    Chegaremos vivos ao final desta semana? A ver