A SEMANA EM 5 PONTOS: Saem as MPs, entra a Previdência

Confira os principais destaques da semana em 5 pontos (assista ao vídeo abaixo):

1) A semana começa com as atenções voltadas para o Senado, onde está convocada para as 16h de hoje a sessão destinada à votação da MP 871, medida provisória que trata do combate a fraudes no INSS.

Se não for aprovada hoje, a MP perderá a validade.

O governo se esforça para garantir quórum, e parte da oposição promete votar contra a medida.

2) Samuel Moreira, relator da reforma da Previdência, deve caminhar para a fase final de elaboração do seu relatório.

O deputado promete apresentar suas conclusões na próxima semana.

A proposta enviada ao Congresso pelo governo recebeu 277 emendas, mas 52 delas não alcançaram o apoio mínimo e acabaram sendo descartadas.

3) Nesta semana, governadores vão pressionar ainda mais os deputados para que estados e municípios não sejam excluídos da reforma da Previdência.

O relator da reforma está propenso a retirar estados e municípios das mudanças nas aposentadorias, obrigando governadores e prefeitos a aprovarem leis ordinárias em suas assembleias e câmaras para que as novas regras sejam efetivadas.

4) Rodrigo Maia pode colocar em votação no plenário da Câmara uma PEC que muda as regras de tramitação de medidas provisórias.

A ideia da proposta, segundo explicação de Maia, é apenas dividir melhor o tempo de análise de MPs nas duas Casas, Câmara e Senado, evitando que os senadores tenham pouco tempo para analisar as medidas, como tem ocorrido.

5) De resto, acompanharemos o provável julgamento no STF de ações envolvendo privatizações de estatais.

E a agenda de Jair Bolsonaro, que inclui uma viagem a Buenos Aires na quinta-feira, para encontro com o presidente argentino, Maurício Macri.

Bom dia, boa semana e um excelente mês de junho.

Quando a política pode aprender com o esporte; leia artigo de Ana Paula Henkel. Leia aqui

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Hilton disse:

    Tm8gY2FzbyBkYSByZWZvcm1hIGRhIHByZXZpZOpuY2lhIHF1ZSBlbWJvcmEgc2VqYSBuZWNlc3PhcmlhIHBhcmEgdHJhemVyIHRvZG9zIHBhcmEgYXMgbWVzbWFzIHJlZ3JhcyBlbGEgdGVtIHVtYSBtb3RpdmHn428gbWFpb3IgY3JpbWlub3NhIHF1ZSDpICBwcml2YXRpemFyIGEgZ2VzdONvIGRvcyByZWN1cnNvcyBzZW0gY29udHJhcGFydGk=

Ler comentários
  1. VOCÊ()TA()BOA() disse:

    UkVGT1JNQSBkYSBDRjg4LCBhICJjaWRhZOMiIEJBTkRJREEsIFF1ZSBGZXogbyBQQVUgZGUgUE9MRUlSTyBkZSBHQUxJTkhFSVJPIGRvcyBwdW1s7XRpQ9pTIExhZHL1ZXMgZGUgJCQkJCQkJCQkJCQkJCQkJC4gTW9yZG9taWFzLCBNYW1hdGFzLCBQcml2aWzpZ2lvcywgQm9xdWluaGFzIGUgTWFyYWN1dGFpYXMsIG8gTUFERSBpbiBQUVAgLg==

  2. Milena disse:

    TyBURU1FUiBpc2VudG91IGFzIFBFVFJPTM1GRVJBUyBFU1RSQU5HRUlSQVMgZG8gcHJlIHNhbCBlbSAxIHRyaWxoYW8gZW0gMTAgYW5vcyEgUHEgIG5hbyByZXZvZ2EgaXNzbz8gRSBQLiBHdWVkZXMgdGVy4SBzZXUgMSB0cmlsaGFvISBQcSBuYW8gdm9sdGFyIG9zIHJveWFsdGllcyBkbyBwcuktc2FsIOAgZWR1Y2Hn428gZSBzYfpkZT8g

  3. Roberto disse:

    RmFsZW0gbWFpcyBzb2JyZSBhIHJlZm9ybWEgbGlnaHQgZG9zIG1pbGl0YXJlcyEhIQ==

  4. Kalá disse:

    Vmlz428gZG8gSW5mZXJubywgZXN0YSBzZW1hbmEgcXVlIGhvamUgY29tZedhLiAgVG9tZW0gSlXNWk8sIGRlcHV0YWRvcyBlIHNlbmFkb3Jlcy4gIEEgTmHn428gdGVtIHByZXNzYSwgY2FyYW1iYS4=