Confira o truque de Lewandowski sobre ‘encarceramento em massa’

Gilmar Mendes, como registramos, já havia dito na sessão de ontem do STF que o indulto a corruptos visa evitar a explosão do sistema penitenciário.

Ricardo Lewandowski, reforçando a tentativa de legitimar a moralidade e o interesse público do decreto de Michel Temer, citou na sessão de hoje que o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, com um total, segundo ele, de 720 mil presos.

Este ranking é feito pelo Centro Internacional de Estudos Prisionais (ICPS, na sigla em inglês), mas o terceiro lugar do Brasil é apenas em número absoluto de presos, o que não leva em consideração que o país tem uma das maiores populações do mundo.

Em número de presos por 100 mil habitantes, dado providencialmente omitido pelos defensores da soltura de presidiários, o Brasil está atualmente em 26º lugar.

O leitor de O Antagonista pode conferir ambos os rankings no próprio site do ICPS: aqui (certificando-se de que seu navegador é compatível).

Para ver o de número absoluto, basta marcar as opções “Prison Population Total” (é fundamental apertar “Go”), “Entire world” e apertar (também) “Apply”. Este será o resultado, apontando 690.722 presos (menor que o citado por Lewandowski) – e ainda há promotores que acusam o dado de estar inflado com a inclusão de pessoas em regime aberto de prisão domiciliar.

Para ver o ranking de número relativo, basta marcar as opções “Prison Population Rate” (é fundamental apertar “Go”), “Entire world” e apertar (também) “Apply”. Este será o resultado, apontando 324 presos por 100 mil habitantes, nada aberrante para os padrões mundiais.

Note-se que nenhum dos rankings cita nem compara o número de criminosos existentes em cada país, portanto não há nesses levantamentos qualquer indicação sobre o Brasil ter ou não mais necessidade que outros (e quais) países de prender pessoas. Tampouco há qualquer menção ao número de presos provisórios, que não foram julgados culpados ou inocentes por omissão ou demora do próprio Poder Judiciário.

Gilmar Mendes: indulto também visa evitar explosão do sistema penitenciário

Os generais acompanham as primeiras ações do futuro governo — e não aprovam tudo... LEIA AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. José disse:

    Que o boomerang da soltura de criminosos que devem cumprir suas penas na totalidade, se volte contra os que estão doidinhos para soltar essa corja e o chefão da Orcrim.

Ler comentários
  1. Sonia disse:

    Só haverá explosão no sistema prisional se todos os corruptos desse Brasil forem presos, a começar por alguns ministros do STF. Aí sim, não terá espaço.

  2. PatriciaV. disse:

    Eles mentem e O Antagonista demoli com fatos. Parabéns ao site.

  3. Bruno disse:

    É o argumento mais imbecil, portanto esquerdista de todos: tem muita gente em presídios. Construímos mais? Não! Soltamos mais gente e tá resolvido.

  4. Paulo disse:

    Querer avaliar a inocência de Lewandowski é discorrer sobre o indiscutível. Não foi truque, foi desonestidade de um metido a esperto que se inspira no que há de pior da humanidade: Lula.

  5. ThomasM disse:

    Para quebrar esse argumento, basta ver quantos são, dentre os alegados 720mil, os presos condenados por corrupção. Certeza que são poucos. Então, exclui do indulto "colarinho branco".

  6. Zelia disse:

    Se a gente não pagasse o aumento doado ao stf poderíamos construir mais escolas e aprimorar a qualidade do Magistério.Assim, ministro lewwa seria baixada a população carcerária!

  7. Maria disse:

    Lembrando que essa criatura concedeu habeas corpus a chefe de tráfico, assassino, condenado a mais de 60 anos de prisão.

  8. José disse:

    Quando vai haver manifestações para moralizar o poder judiciário, principalmente esse STF? A escolha deve ser de outra forma, não por políticos.

  9. Margareth disse:

    Quem está faltando fazer parte desses números são esses urubus da república. Eles sim deveriam estar encarcerados, e eu se fosse o carcereiro jogava a chave no mais abissal dos mares.

  10. josé disse:

    São 11 bostas de ministros corruptos traidores da pátria e do povo contra 210 milhões de brasileiros.As Forças Armadas não os apoiam.O que esperar???Até quando seremos insultados assim?

  11. Jesus disse:

    Para que a coisa caia em 50% é só executar os homicidas e os corruptos de colarinho branco, e cremem os corpos pra adubo, assim nem espaço ocupam!!!!!

  12. Mario disse:

    Este Ministro é imoralmente mau intencionado, ao admitir que um presidente empossado após um processo de impeachment possa dar indulto como um monarca absolutista.

  13. Jesus disse:

    Levandoobvisqui e um safado maldito, porco!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. Paulo disse:

    Muito mais que a constitucionalidade do indulto, o STF julga que tribunal deseja ser... Com que cara passará para a história. Pelo andar da carruagem não será uma cara que inspire respeito.

  15. ROGÉRIO disse:

    Alguma dúvida de que são bandidos de toga ? Com argumentações infantis e mentirosas ? CANALHAS.

  16. Luiz disse:

    Quer dizer que o Brasil tem que abrir a porta de todas as cadeias e mandar todos os bandidos para casa? Esses ministros são abjetos, desprezíveis, sem caráter, sem moral, sem qualquer valor! Asco!!

  17. Marçal disse:

    Se autodenominam democratas. Vivemos plena cleptocracia. Corruptos salvando companheiros e a sí mesmos com desculpas esfarrapadas. Intervenção militar necessária e urgente. Que palhaçada. Vergonh

  18. Antonio disse:

    Os togados fazem lembrar o chefe delles, lullarapio, falando ao mundo o tanto que mentiam falando mal do Brasil: "Tantos milhões de criancinhas de rua". Não foi assim alma santa?? bando de FDP!!

  19. Marcio disse:

    Um dado meu deixou estupefato : a maravilhosa ilha cubana está na Sexta posição . Como pode ? Cabe estudar a fundo este número.

  20. Eduardo disse:

    Além do dado relativo mostrar que prendemos pouco, o número de presos no Brasil é um dado fictício, já que parte dessa "população" está em regime aberto ou semiaberto.

  21. Luiz disse:

    O STF pensa, fala e tem os mesmos valores da bandidagem, dos criminosos, dos corruptos. Bandidos julgando bandidos! Não tem condições dessa situação continuar! Algo tem que ser feito!

  22. Fernando disse:

    Lewandowski é o juiz mais incompetente do STF, mas ainda consegue ser canalha.

  23. Paulo disse:

    Na grobonews apareceu o Fux dizendoaparepedirá vistas...

  24. Maria disse:

    Os togados acham que são donos da verdade. Recortam dados , falam de teses que não se sustentam diante da realidade brasileira. A batata deles está assando se Deus quiser.

  25. BigData disse:

    Nada estranho, isso é muito bom para confirmar quem é quem , a partir de janeiro |

  26. José disse:

    Troféu Canalha Togado: Vote. ( ) Lewandowhiskey, ( ) Gilmar Vende-se, ( ) PToffoli, ( ) Outros.

  27. SPA disse:

    Esse número tende a aumentar em 2019 , já que essa turma do colarinho branco deverá estrear em presídios. .

  28. DireitaMassiva disse:

    MALANDROVSKY!!! Seu canalha do FRANGO com POLENTA de São Bernardo do Campo!!!

  29. umcvs disse:

    Quando o julgamento é feito pelos próprios bandidos, como é possível esperar que haja efetiva aplicação da justiça?

  30. Rafael disse:

    Bom alerta, Felipe. Eu mesmo já repeti esse mantra algumas vezes sem saber do que estava falando. Obrigado.

  31. EMMANUEL disse:

    Está na hora de engrossar a população carcerária com os defensores dos bandidos ....

  32. Alberto disse:

    Porque um dos ministros não joga isso já cara desse FDP!? E mais, quem disse que ele está preocupado com "pé inchado"? Negócio dele é Lula e afins.

  33. HajaSaco disse:

    Moralidade e interesse público é manter bandido na cadeia. Principalmente o bandido mais violento, como o que assalta os cofres públicos, matando lentamente quem deles precisa.

  34. JOSÉ disse:

    Solta o PCC também, acaba com o problema!

  35. Rumanettto disse:

    Para a mafia MAÇONICA pouco importa o número de presos enquanto seus irmãos mafiosos escaparem!!!Onde está Maluf? Onde ficou lalau? Onde está paloffi? Acoooorrrdaaaa brasil

  36. Cleuza disse:

    Como bandido que é, Lewandowsky distorce o que quer, como fez no impeachment da Janete periguete. Estamos lidando com bandidos e bandidas da alta corte brasileira. Simples assim.

  37. perez disse:

    Mourão tem o culhão que Bolsonaro não tem. Espero sinceramente que ele esteja lendo essas notícias e que vá ao STF hoje acabar com essa orgia. Basta um general para fechar essa merda de stf boliv

  38. sandy disse:

    é uma canalhice da porra, cadê o cabo e o soldado pra fechar essa merda pelo amor de deus!!!

  39. Laura disse:

    Mas, antagonistas, é o Lewandowski, o sujeito que salvou a Dilma. Vcs querem o que mais de uma pessoa dessas? Era bem bom se terra, mar e ar mandassem um recadinho para o Supremo. Um cabo e um soldad

    1. Foi Luladowski junto com o Canalheiros. Mas, por sorte, Dilma foi julgada em Minas pela URNA, e ficou fora do Senado.

  40. Aninha disse:

    16 ANOS de aparelhamento PT/MDB e vcs queriam oq? Vai levar pelo menos algumas décadas para a limpeza dessa corte corrupta e aparelhada pelos partidos mais sujos do planeta! Isso com boas nomeações

  41. MarcosArq disse:

    Vontade de mandar um cabo e um soldado pra lá.

  42. tokosakonalua disse:

    Tô tão puto com toda essa pouca vergonha e mau caráter, que só vou ler notícias a partir de 1 de Janeiro. Não vejonenhum movimento da mídia contra o STF com este insulto de natal.

  43. KKKKKKKKK disse:

    Moralidade e interesse público é osso de engolir, hein?

  44. Antonio disse:

    Por isso que os assaltantes do BB de Bacabal-MA identificados, muitos estavam em prisão domiciliar ou saidas de dias de pais, fim de ano, dia das mães. Agora entendi: É PRA ECONOMIZAR!!

  45. BigData disse:

    Mesmo se acabando no Parkinson , esse verme não se redime . Caixão não tem gaveta !

  46. Débora disse:

    Não tem como não se indignar com o STF! Que mania é essa de tratar bandido como coitadinho?! Só reforçam a ideia de que o crime no Brasil compensa! Assim não dá!!! Que vergonha!!!

  47. PAULOQUARESMA disse:

    Brasil, uma nação refém da suprema corte.

  48. Alex disse:

    Resumindo. Cuba está em 6º lugar, com uma população carcerária com quase que o dobro da do Brasil, em números proporcionais à sua população. Vai pra Cuba!

  49. Marcio disse:

    tem jogar o bafo na nuca ,dos bandidos de toga. MBL manifestação tem de ser em brasilia ,em frente STF.

  50. RENATO disse:

    Excelente reportagem Antas! So reforça o sentimento q isso td servira de pano de fundo pra libertar o Lula e acabar com a lava-jato

  51. Jferson disse:

    Tem a maior população carceraria ????que tenha presídios para colocar todos, o que não pode é soltar bandido alegando que tá superlotado.

  52. cristian disse:

    Vixi, tem presídio que transfere o preso e não dá baixa no sistema, então contam duas vezes o mesmo. Tem presídio que conta preso pelo número de marmita consumida no dia.

  53. José disse:

    Todo ESQUERDOPATA (e ainda mais um bacharel em Direito...) adora sofismar para "provar" sua tese, valendo-se da miopia do cidadão mediano...

  54. Carlos disse:

    TRuque quer dizer mentira. O Lewa está manipulando informação. O problema é que esses ministros fazem todo tipo de truques e não são responsabilizados pelos seus atos.

  55. Ant disse:

    Não se preocupe Levandoswik, o paíds ue paga seu aumento de salário pode muito bem arcar com o custo destes corruptos filhos da puta. Peça para sair.

  56. RAFAEL disse:

    "Se não couber mais, amontoa." "Cadeia não foi feita prá ressocializar porra nenhuma, foi feita para tirar o criminoso da sociedade." JAIR BOLSONARO - PRESIDENTE

  57. Mineiro disse:

    Se o Brasil fosse Cuba teria quase um milhão e cem mil presos. Se é pra "copiar" regime de sucesso, então ainda estamos longe do ideal com modestos seiscentos e noventa mil...

  58. couto disse:

    sabem como eu me sinto no meio de todos Vcs e usando essa mídia Antagonista? como se eu fosse um grão de areia no mundo; luta inglória; eu nunca esperei ver nos meus 76 anos tanta cara de pau

  59. Pedrito disse:

    Os presídios da Holanda estão vazios... E no Brasil tem patifes que deveriam se envergonhar.

  60. Francisco disse:

    Estou me tornando ateu, já não mais acredito em Deus, porque Ele não não dá um fim na vida destes desgraçados que prejudicam o povo brasileiro, principalmente os mais pobres.

  61. Luis disse:

    Este cidadão alegou que manter um preso custa 3 mil reais,então se cortar o aumento do judiciário dá pra manter 200mil presos e as ruas mais seguras. Se soltar bandido o povo é que sofre sempre.

  62. cristian disse:

    São 390 mil presos em regime fechado.

  63. Guilherme.S.D. disse:

    Essa falácia é do número absoluto é usada há muito tempo pela esquerda, mostra apenas como o ministro é militante. Por sinal, como é baixo o nível da esquerda.

  64. OBSERVADOR disse:

    Tem que fazer presídios, endurecer as penas. Prisão perpétua e pena de morte. O Brasil é um dos países mais violentos do planeta. Tem poucos presos diante da violência e do númerro populacional

  65. Amilcar disse:

    Tá bem, aí Lewandoski e quadrilha do STF soltam 100.000 presos, que sem emprego vão voltar a delinquir, roubando, assaltando, estuprando, matando e corrompendo, como ele tem seguranças....

  66. Marcelo disse:

    REPETINDO: é o processo gramscista em andamento. Implantaram a Ideologia, Destruíram o legislativo, executivo, empresariado, família, ensino, “intelectualidade”. Falta acabar com o judiciario.

  67. Brasil disse:

    Mentiras para justificara proteção da bandidagem. Similitude com bandidos.

  68. Fla disse:

    Esse ministro, mais Gilmar, mais Toffoli, mais Marco Aurélio são os tumores do STF. O restante também não é grande coisa, mas esses são os mais malignos. CAFAJESTES DA PIOR ESPÉCIE.

  69. alfredo disse:

    se os sinistros do stf parassem de proteger criminosos de colarinho branco, com o dinheiro não roubado construir-se-iam prisões que abrigariam os criminosos e certos sinistros do stf.a sena maldita.

  70. GCChaves disse:

    Os ministros do STF são pessoas do MAU. Contra o povo brasileiro. Vão todos ARDEREM NO FOGO DO INFERNO!!! Antes de morrerem vão ficar doente de coisa ruim e sofrerem muito em cima de uma cama.

  71. Moacir disse:

    Esse ministrecos estão muito confiantes e não o que os espera o novo congresso pode derrubar a pec da bengala e expulsar grande parte do rumos.levandowski,gilmar,marco Aurélio etc...etc...

  72. Oliveira disse:

    Truque? Isso é sofisma puro. Não se admite ignorância de um ministro sobre assuntos de sua alçada, de sua lida diária, bem assessorados que são todos eles.

  73. Geraldo disse:

    Em tempo, Cuba tem bem mais presos que o Brasil por habitante.

  74. Waldomiro disse:

    Se há super lotação nas cadeias, construam mais presídios, cemitérios, quem cometeu um crime, está no lugar certo, não que ir para uma penitenciária, SEJA DECENTE, HONESTO E NÃO COMETA CRIMES

  75. Jarede disse:

    Enviei, de há muito, uma solução para esse problema. Temos local ideal em que todos condenados do Brasil podem cumprir suas penas tranquilamente: Ilha das Cobras. Tem espaço suficiente.

  76. nozmok disse:

    O mundo superpopuloso, Levandowiski propõe "soltemos os assassinos para matar e diminuir o crescimento da população de gente honesta. Vai acabar pior proce, Levandowiski....

  77. Efraim disse:

    Alguém viu um cabo e um soldado por aí???

  78. Roland disse:

    Bem, conforme este argumento, nem precisamos de juízes que condenam. Assim, os sistema carcerário não fica superlotado, os criminosos podem agir livremente. Juiz com esta mentalidade é criminoso d

  79. Luiz disse:

    Esses dados são manipulados. O Brasil está no lugar 26, percentualmente entre a população total e a encarcerada. Esse supremo é um escândalo.

  80. Brasileiro disse:

    Eles adoram ficar citando essa merda é a imprensa é a que mais propaga essa farsa pq leva em conta o número absoluto. Tem mais, o Brasil conta presos provisórios que não deveriam ser incluídos.

  81. Maria disse:

    E já até sabemos quem trocar por 1000 bandidos.

  82. Evans disse:

    Este petista togado se acha esperto mas nao passa de um safado e sem carater. Um mau brasileiro.

  83. Giusti disse:

    Metade desses 700 mil não estão em regime fechado. Vários estão em suas mansões usando tornozeleiras.

  84. Paulo disse:

    Muito simples: pena de morte para homicida, terrorista e estuprador. Vai abrir muita vaga. Aliás, vai sobrar espaço para encarcerar os Lewandowskys da vida.

  85. PONTO50 disse:

    Ele é de um cinismo vergonhoso. Só prendendo o Temer e fechando o STF. Já foram longe demais.

  86. Pedro disse:

    Definitivamente, capacidade intelectual não é um pré-requisito para Ministro do STF, mas com criatividade se resolve tudo na Justiça Brasileira. Haja aberrações para apenas 11 ministros...

  87. M disse:

    Eu estou com um ódio mortal da HIPOCRISIA destes ministros 😈😈

  88. Fatima disse:

    Gilmar Mendes e Lewandovski extrapolando o cinismo, esses dois gosmentos.

  89. Jeiel disse:

    Falo isso anos! Comparar em números absolutos é teste de estupidez (mas o brasileiro médio, estúpido como é, engole direitinho). Em números relativos, Cuba, o paraíso socialista, está na 6a po

  90. Adriano disse:

    lew não inova, é o filho da puta de sempre...

  91. Efraim disse:

    Notaram que a ILHA PARAÍSO tem quase duas vezes mais presos por 100 mil habitantes que o Brasil? Mas a desigualdade não é a principal motivação da criminalidade? E a educação não é a única s

  92. Izabel disse:

    Isso é um insulto. Desanimador ver um STF refém.

  93. Laranjeira disse:

    Pois é. O que nos falta é a grande imprensa (e grande me refiro à pessoas atingidas, e não à qualidade) é divulgar estas coisas em letras garrafais, tipo, Lewandovsky é Leviano ao citar nº de

  94. João disse:

    Já falei: O cabo e o soldado resolveriam esse problema em questão de minutos. Depois de expulsos os malditos, basta abrir um concurso para substituição.

  95. Roberto disse:

    Esses ministros deveriam recaber salario dos corruptos, pois agem com sagacidade para defendê-los. Usam os mais absurdos argumentos. Esse lewandowski já chegou a usar o código de defesa do consumid

  96. Adilson disse:

    Os dois fatos serão usafos para soltar o lula.Por um lado vão ficar batendo no pézão p distrair e usar o indulto p soltar os camaradas.

  97. Vitor disse:

    Troco o Levianovovóvskkú por 10000 presos. Assim diminui o encarceramento.

  98. Paulo disse:

    E tem que comparar o número de crimes durante o ano, como latrocínio, homicídios e outros.

  99. ALEXANDRE disse:

    Super população carcerária é útil sim! Dissemina o saber! Ainda mais se puder contar com a presença de tão experientes onze pústulas.

  100. Oswaldo disse:

    Em quantos países do mundo se tem mais de sessenta mil assassinatos por ano? Se tem só 720000 mil presos por todos os tipos de crimes cometidos e muito pouco, muita impunidade

  101. Leonardo disse:

    Perfeito! Ministros do STF são CANALHAS