Confira o truque de Lewandowski sobre ‘encarceramento em massa’

Gilmar Mendes, como registramos, já havia dito na sessão de ontem do STF que o indulto a corruptos visa evitar a explosão do sistema penitenciário.

Ricardo Lewandowski, reforçando a tentativa de legitimar a moralidade e o interesse público do decreto de Michel Temer, citou na sessão de hoje que o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, com um total, segundo ele, de 720 mil presos.

Este ranking é feito pelo Centro Internacional de Estudos Prisionais (ICPS, na sigla em inglês), mas o terceiro lugar do Brasil é apenas em número absoluto de presos, o que não leva em consideração que o país tem uma das maiores populações do mundo.

Em número de presos por 100 mil habitantes, dado providencialmente omitido pelos defensores da soltura de presidiários, o Brasil está atualmente em 26º lugar.

O leitor de O Antagonista pode conferir ambos os rankings no próprio site do ICPS: aqui (certificando-se de que seu navegador é compatível).

Para ver o de número absoluto, basta marcar as opções “Prison Population Total” (é fundamental apertar “Go”), “Entire world” e apertar (também) “Apply”. Este será o resultado, apontando 690.722 presos (menor que o citado por Lewandowski) – e ainda há promotores que acusam o dado de estar inflado com a inclusão de pessoas em regime aberto de prisão domiciliar.

Para ver o ranking de número relativo, basta marcar as opções “Prison Population Rate” (é fundamental apertar “Go”), “Entire world” e apertar (também) “Apply”. Este será o resultado, apontando 324 presos por 100 mil habitantes, nada aberrante para os padrões mundiais.

Note-se que nenhum dos rankings cita nem compara o número de criminosos existentes em cada país, portanto não há nesses levantamentos qualquer indicação sobre o Brasil ter ou não mais necessidade que outros (e quais) países de prender pessoas. Tampouco há qualquer menção ao número de presos provisórios, que não foram julgados culpados ou inocentes por omissão ou demora do próprio Poder Judiciário.

Gilmar Mendes: indulto também visa evitar explosão do sistema penitenciário

Os generais acompanham as primeiras ações do futuro governo — e não aprovam tudo... LEIA AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 118 comentários
  1. Enviei, de há muito, uma solução para esse problema. Temos local ideal em que todos condenados do Brasil podem cumprir suas penas tranquilamente: Ilha das Cobras. Tem espaço suficiente.

  2. Se há super lotação nas cadeias, construam mais presídios, cemitérios, quem cometeu um crime, está no lugar certo, não que ir para uma penitenciária, SEJA DECENTE, HONESTO E NÃO COMETA CRIMES

  3. Esse ministrecos estão muito confiantes e não o que os espera o novo congresso pode derrubar a pec da bengala e expulsar grande parte do rumos.levandowski,gilmar,marco Aurélio etc…etc…

  4. Os ministros do STF são pessoas do MAU. Contra o povo brasileiro. Vão todos ARDEREM NO FOGO DO INFERNO!!! Antes de morrerem vão ficar doente de coisa ruim e sofrerem muito em cima de uma cama.

  5. se os sinistros do stf parassem de proteger criminosos de colarinho branco, com o dinheiro não roubado construir-se-iam prisões que abrigariam os criminosos e certos sinistros do stf.a sena maldita.

  6. REPETINDO: é o processo gramscista em andamento. Implantaram a Ideologia, Destruíram o legislativo, executivo, empresariado, família, ensino, “intelectualidade”. Falta acabar com o judiciario.

  7. Tá bem, aí Lewandoski e quadrilha do STF soltam 100.000 presos, que sem emprego vão voltar a delinquir, roubando, assaltando, estuprando, matando e corrompendo, como ele tem seguranças….

  8. Tem que fazer presídios, endurecer as penas. Prisão perpétua e pena de morte. O Brasil é um dos países mais violentos do planeta. Tem poucos presos diante da violência e do númerro populacional

  9. Este cidadão alegou que manter um preso custa 3 mil reais,então se cortar o aumento do judiciário dá pra manter 200mil presos e as ruas mais seguras. Se soltar bandido o povo é que sofre sempre.

  10. sabem como eu me sinto no meio de todos Vcs e usando essa mídia Antagonista? como se eu fosse um grão de areia no mundo; luta inglória; eu nunca esperei ver nos meus 76 anos tanta cara de pau

  11. Notaram que a ILHA PARAÍSO tem quase duas vezes mais presos por 100 mil habitantes que o Brasil? Mas a desigualdade não é a principal motivação da criminalidade? E a educação não é a única s

  12. Esses ministros deveriam recaber salario dos corruptos, pois agem com sagacidade para defendê-los. Usam os mais absurdos argumentos. Esse lewandowski já chegou a usar o código de defesa do consumid

  13. Pois é. O que nos falta é a grande imprensa (e grande me refiro à pessoas atingidas, e não à qualidade) é divulgar estas coisas em letras garrafais, tipo, Lewandovsky é Leviano ao citar nº de

  14. Falo isso anos! Comparar em números absolutos é teste de estupidez (mas o brasileiro médio, estúpido como é, engole direitinho). Em números relativos, Cuba, o paraíso socialista, está na 6a po

  15. Definitivamente, capacidade intelectual não é um pré-requisito para Ministro do STF, mas com criatividade se resolve tudo na Justiça Brasileira. Haja aberrações para apenas 11 ministros…

  16. Eles adoram ficar citando essa merda é a imprensa é a que mais propaga essa farsa pq leva em conta o número absoluto. Tem mais, o Brasil conta presos provisórios que não deveriam ser incluídos.

  17. Bem, conforme este argumento, nem precisamos de juízes que condenam. Assim, os sistema carcerário não fica superlotado, os criminosos podem agir livremente. Juiz com esta mentalidade é criminoso d

  18. Os togados fazem lembrar o chefe delles, lullarapio, falando ao mundo o tanto que mentiam falando mal do Brasil: “Tantos milhões de criancinhas de rua”. Não foi assim alma santa?? bando de FDP!!

  19. Se autodenominam democratas. Vivemos plena cleptocracia. Corruptos salvando companheiros e a sí mesmos com desculpas esfarrapadas. Intervenção militar necessária e urgente. Que palhaçada. Vergonh

  20. Quer dizer que o Brasil tem que abrir a porta de todas as cadeias e mandar todos os bandidos para casa? Esses ministros são abjetos, desprezíveis, sem caráter, sem moral, sem qualquer valor! Asco!!

  21. São 11 bostas de ministros corruptos traidores da pátria e do povo contra 210 milhões de brasileiros.As Forças Armadas não os apoiam.O que esperar???Até quando seremos insultados assim?

  22. Quem está faltando fazer parte desses números são esses urubus da república. Eles sim deveriam estar encarcerados, e eu se fosse o carcereiro jogava a chave no mais abissal dos mares.

  23. Para quebrar esse argumento, basta ver quantos são, dentre os alegados 720mil, os presos condenados por corrupção. Certeza que são poucos. Então, exclui do indulto “colarinho branco”.

  24. Querer avaliar a inocência de Lewandowski é discorrer sobre o indiscutível. Não foi truque, foi desonestidade de um metido a esperto que se inspira no que há de pior da humanidade: Lula.

  25. Muito mais que a constitucionalidade do indulto, o STF julga que tribunal deseja ser… Com que cara passará para a história. Pelo andar da carruagem não será uma cara que inspire respeito.

  26. Mas, antagonistas, é o Lewandowski, o sujeito que salvou a Dilma. Vcs querem o que mais de uma pessoa dessas? Era bem bom se terra, mar e ar mandassem um recadinho para o Supremo. Um cabo e um soldad

  27. Por isso que os assaltantes do BB de Bacabal-MA identificados, muitos estavam em prisão domiciliar ou saidas de dias de pais, fim de ano, dia das mães. Agora entendi: É PRA ECONOMIZAR!!

  28. Tô tão puto com toda essa pouca vergonha e mau caráter, que só vou ler notícias a partir de 1 de Janeiro. Não vejonenhum movimento da mídia contra o STF com este insulto de natal.

  29. 16 ANOS de aparelhamento PT/MDB e vcs queriam oq? Vai levar pelo menos algumas décadas para a limpeza dessa corte corrupta e aparelhada pelos partidos mais sujos do planeta! Isso com boas nomeações

  30. Mourão tem o culhão que Bolsonaro não tem. Espero sinceramente que ele esteja lendo essas notícias e que vá ao STF hoje acabar com essa orgia. Basta um general para fechar essa merda de stf boliv