VÍDEO: Quando Toffoli defendia a prisão em 2ª instância

Gilmar Mendes não foi o único a mudar de posição sobre prisão após condenação em segunda instância.

Em entrevista à repórter Luiza Muzzi, do Portal O Tempo, publicada no Youtube em 28 de fevereiro de 2016, Dias Toffoli se dizia desde sempre defensor da execução da pena antes de recursos a STJ e STF.

“Eu sempre tive comigo que não era necessário aguardar o recurso especial junto ao Superior (Tribunal) de Justiça nem o extraordinário junto ao Supremo Tribunal Federal.”

Assim como faz Deltan Dallagnol, Toffoli citava o caso do ex-senador cassado Luiz Estevão (que interpôs 36 recursos em 17 anos), para alertar sobre a possibilidade de prescrição de crimes em razão de chicanas protelatórias e ainda destacava que os tribunais superiores não julgavam se os crimes aconteceram ou não, se o réu era culpado ou não, mas apenas se o processo ocorreu dentro da legalidade.

Em 5 de outubro de 2016, o STF autorizou a prisão em segunda instância, mas Toffoli, contrariando a posição anunciada naquela entrevista, votou contra o início da execução da pena.

O que aconteceu de relevante entre fevereiro e outubro de 2016 para que Toffoli mudasse o entendimento que sempre teve?

Só o ministro poderia responder, mas em 26 de agosto de 2016 uma farsa começou a ser formalmente desmontada.

Dias Toffoli em 2016 era a favor da prisão após condenação em segunda instância 03:00

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

Ler mais 141 comentários
  1. Depois de ler todos os comentários passei a suspeitar que entre aqueles que registraram suas opiniões eu seria o único que esteve, por razões de ofício, subordinado a esse cidadão. Considero que ele é um ótimo exemplo da urgência da reforma dos critérios de seleção dos ministros do STF. Reprovado em dois concursos para juiz, somente a indicação política foi responsável por sua indicação como postulante do relevante cargo. Ainda que as críticas possam parecer por demais ácidas não fogem inteiramente da verdade. No link a seguir algumas considerações sobre o tema. http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/justica-direito/escolha-de-ministros-do-stf-em-xeque-23kxmvtvmia3fe5a20pbgwp5a

  2. Todo mundo sabe porque o Totofolli entrou no STF. Ele tinha uma opinião sobre as prisões, mas foi mandado a mudar a opinião . É a mais clara demonstração da vergonhosa situação destas indicações, ainda um ministro que nunca foi juiz na vida porque foi reprovado em dois concursos. Deve ser duro para um juiz inferior ter suas decisões questionadas por um incompetente.

  3. Se nem com esses exemplos de recursos protelatórios esses juízes FDP do STF não estão dispostos a votar a favor da prisão a partir da segunda instância, pensar o que desses parasitas???
    Esses caras são verdadeiras sanguessugas da sociedade, são vagabundos, que não trabalham,nem com 2450 funcionários “auxiliando-os”.
    Gostam muito de passear e estar na mídia,estou falando de Lewandowski, Tóffoli, Marco Aurélio Collor de Mello, Gilmar Mendes e Celso de Mello.

  4. Está faltando um Conselho Superior de Justiça , hierarquicamente superior ao STF, composto de membros do judiciário eleitos pelo povo com a função exclusiva de corrigir todas as distorções e mazelas do nosso judiciário.

  5. TEM DE SAIR NO JORNAL NACIONAL PARA TODO MUNDO SABER QUEM ELE É.-ESTOU CANSADO DE REPETIR, DOIS PAUS NA MAGISTRATURA PAULISTA, ADVOGADO DO ZÉ DIRCEU, DA AGU., DO LULLA.-DESQUALIFICADO PARA A FUNÇÃO.-

  6. Em Direito, fatos supervenientes podem, não raro, fazer com que julgadores mudem opinões, ou mesmo despachos ou decisões antes proferidas. Fato superveniente, houve sim: a prisão de Lula (o Q.I), ora bolas! Quer superveniencia mais significativa que essa, como razão de, ou para mudar?

  7. Isso é que é convicção, a pessoa fala com uma “poriedade de otoridade”, tudo bem que não honra as calças que usa, porque pra mudar radicalmente dessa forma, ….sequer relativizou, pelo menos pra disfarçar….eitá…..o rabo não esconde o gato.

  8. esse tofoli deve muitos favores ao pt……………deve a sua carreira, pois não tem capacidade
    é um sacatrapa do partido e muda de opiniao conforme lhe convem……..ele é uma pessoa que deveria viver em cuba ou venezuela……no brasil não faz falta nenhuma…………fora bandido…..deixe-nos em paz…..

  9. É que, àquela altura, a prisão do lula era hipótese, sonho das pessoas de bem; hoje, é um pesadelo dos petralhas, que estão desesperados e mostrando o que realmente são; então, urge acabar com a prisão em 2. instância para liberar o chefe e o resto da canalha (estupradores, assassinos, pedófilos, e por aí vai). Mas na realidade, eles petralhas, querem que o pais se dane, desde que o lulinha seja solto. afinal de contas, padrinho é padrinho, certo?

  10. Toffoli demonstra com seu discurso, suas decisões e posições ser uma típica ovelha negra, o menos preparado togado do STF.
    Em qualquer país sério, esse sujeito estaria relegado à insignificância.
    A mudança de posição só lhe ocorreu por conta desse despreparo.

  11. Como gosta de dizer marco aurélio melo, não se deve julgar o livro pela capa.
    A menos que na capa tenha uma fotografia assustadora, que poderá assombrar os julgadores à noite.

  12. Lendo as barbáries proferidas por meus caros cidadãos brasileiro neste post pude notar que mesmo os eleitores dos ladrões universais desde eras ditatoriais PMDB e PSDB ditos portadores da mais alta e superior educação que residem mais próximos de áreas frias de nosso pais, ainda se acham donos da verdade absoluta criticando os nordestinos que ergueram suas casas, construíram e fazem de suas cidades grandes e produtivas, enquanto sua população preguiçosa e que acham um meio de esta sempre roubando seja no meio privado ou público pra sobreviverem. Dou nordestino carrego comigo uma educação peculiar não dada por escolas e sim por meus pais, carrego comigo a dignidade humana sempre respeitando o próximo, sendo ele quem seja, sou brasileiro e me orgulho das pessoas dignas de qualquer região!

  13. Ainda bem que existem esses vídeos tipo arquivo para mostra a farsa desses traidores , até a tese de mudança de opinião neste caso não cola , mudar para pior não vale é golpe mesmo ! !

  14. Se o stf fosse sério, não seria composto por esse tipo de palhaço, quem defende bandido, bandido é.
    Uma pena que esse tipo de retrocesso aconteça em um país tão especial

  15. A gente ja sabia, mas agora temos certeza, os lixos, vermes do STF fazem mesmo parte da ORCRIM, mudam seus entendimentos de acordo com o criminoso, tudo sob encomenda…compartilhar isso!!!ou melhor “tem que manter isso….”

  16. Esses ministros do STF não tem um pingo de vergonha na cara. O Brasil na situação em que se encontra, com quase 200 bilhões em corrupção de todos os lados e eles liberando e soltando todo o tipo de criminosos. Precisamos ter mais vergonha na cara.

  17. Tóffoli tem suas posições dependentes do quanto cai na conta dele. É como se o cara fosse corintiano de segunda a sexta, palmeirense no sábado e são-paulino aos domingos. É inacreditável como – todos – ministros do Supremo defendem seus pontos de vista, mesmo diametralmente opostos, com ardor e, sobretudo, cinismo, sem mexer um músculo do rosto. Acho que as grappas que Tóffoli toma, num restaurante dos Jardins, estão tendo efeito devastador nas decisões que tem defendido. Baixou o espírito do Advogado do PT, carma que nunca se descolará desse picareta, especialista em ser reprovado em concursos. Vocês já notaram como, após a prisão de Lula, o noticiário ficou mais “leve”? É incrível como Lula faz barulho e açambarca o noticiário.

  18. A partir do momento que a constituição está ultrapassada, e que os crimes acabam ficando impunes por causa disso, então tem que se rever alguns pontos sim, e é o que o STF fez, modernizou a constituição para frear crimes. Bem melhor não é? Quem fala o contrário só está querendo salvar bandidos, não tem outra explicação, o caráter com certeza é duvidoso.

  19. Eu venho falando não é de hoje. Esses srs. não sustentam em pé, o que falam sentados.
    Não defendem leis ou constituição. Defendem réus, e vão mudando os seus entendimentos em função de quem está sendo julgado.
    Seguem os ventos…

  20. Como topo petralha é incoerente.
    Igual a um prof. da UNESP Araraquara que defende o lulladrão e deve ser socialista/comunista, ele anda de moto Harley Davidson e conta vantagem da jaqueta de couro que comprou no USA. Se bobear tem um iphone. Haja incoerênia, não?

  21. Esse trio Ternura – Toffoli, Lewandowski e Gilmarzinho – já estão por merecer um quadrado de 3mx3m para aprofundarem suas reflexões sobre o direito básico de ir e vir, se é que me entendem.

  22. Esse ponto jurídico está muito comentado, mas uma coisa é certa, que o STF , como guardião da Constituição Federal, deve defender o que nela está exposto, sem acrescentar e nem tirar normas, mas sim so cumprir e fazer cumprir o que nela está exposto…simples.

    1. Cara, a partir do momento que a constituição está ultrapassada, e que os crimes acabam ficando impunes por causa disso, então tem que se rever alguns pontos sim, e é o que o STF fez, modernizou a constituição para frear crimes. Bem melhor não é?

  23. Que desespero, hein????? disse: 13 de Abril de 2018 às 12:19
    Excelente ” documento gravado”, antagonistas!!!!!!!!!!! Bravo!!!!

    Luiz Neto disse: 13 de Abril de 2018 às 12:17
    Isto que vocês mostram…. o blogueiro confuso de meia direita não ousa comentar…. ATL … ooopsss A&T ainda são a razão

  24. ATENÇÃO, DECANO e futuros DECANOS. Depois da 2ª INSTÂNCIA, o TOFFOLI é categórico em afirmar: Nenhum outro “Tribunal julga o MÉRITO, apenas se houve legalidade o não. Julgam somente a legalidade” Ora Senhores Ministros, se isso é verdade, sou leigo no assunto, o Ministro não é, tem “Elevado Saber”, a tal de PRESUNÇÃO INEXISTE, foi pro espaço. pois, repito, Só se julga depois da 2ª Instância a LEGALIDADE. Ou os Ministros possuem Elevado Saber ou confundem tudo. Urge uma manifestação de esclarecimento do Decano de no máximo dez minutos e não de três horas. Diante do que falou TOFFOLI: PRESUNÇÃO de INOCÊNCIA não passaria de uma tremenda JABUTICABA com o objetivo de prescrição ou de se obter, na velhice, perdão por questão humanitária. O que ocorrer primeiro.

  25. Mudou em nome do seu padrinho !!!! Simples, mas trágico !!! Vergonha um país ter de se submeter a perfis do tipo de Marco Aurélio, Lewandovski, Toffoli … Eles já deram provas q não trabalham no interesse ds justiça !!! Mas nada de concreto é feito p extirpar esses tumores malignos !!!

  26. Nosso STF e mesmo uma corte de conveniencia politica. O povo tem que lembrar que nas proximas eleicoes podemos trocar quase todos os senadores que ai estao e grande parte da bancada da camara.

    Assim sendo, impeachment para Gilmar, Lewando, Tofoli e Marco Aurelio se torna factivel. Alem disso, o proximo presidente ha de indicar 2 ministros da corte e formar a maioria para decisoes judiciais importantes para o combate a corrupcao.
    Acorda Brasil… E hora da faxina, independente dos partidos politicos, quem nao trabalha em acordo com a constituicao, tem que sair do jogo em 2019.

    1. Graças a Deus.
      Ela não pode nem puscar os olhos. A ramificação da ORCRIM no STF tá frito uma cobra com bote armado esperando só a hora de atacar.

  27. A votaçao do HC do Lula escancarou o joio do trigo no STF (se é que alguém ainda tinha duvidas).
    A proxima eleiçao presidencial é vital para que o Brasil sobreviva à essa gente. O problema é que votar pra quem??? Os candidatos que se apresentaram até o momento sao ou fracos/incapazes/esquerdopatas (marina, joaquim), ou comprometidos com a Orcrim (qualquer um do MDB, PT et puxadinhos), inuteis/corrompidos (geraldo, demo) ou aberraçoes (ciro, bolso…).
    Infelizmente, apesar de todo o avanço da lava-jato, o futuro me parece sombrio.

  28. Fica Explicita que Tem que mudar urgente a forma de seleção dos ministro do STF bem como o tempo máximo de permanência. Se continuar assim um mero advogado do PT Dias Toffoli ficará até 2042.

  29. adriano disse: 13 de Abril de 2018 às 12:19
    Antagonistas,não há problema com o hc do maluf e a Cármen estar na presidência? ???o gênio do mau (março aurelio) junto com o príncipe das trevas (gilmar)….podem tramar,ou não?
    ____________________________________________________________
    Sossega! Carmen Lucia não sairá do STF para assumir a poltrona do Temer. Ela só ocupará a presidência, lá do STF, hoje e amanha!

  30. vai ser linchado nas ruas a onde passar!!!…está condenado pelo cidadão de bem!!!…corrupto á serviço dos corruptores!!!!….simples assim….ATÉ QUANDO????….

  31. Antagonistas,não há problema com o hc do maluf e a Cármen estar na presidência? ???o gênio do mau (março aurelio) junto com o príncipe das trevas (gilmar)….podem tramar,ou não?

  32. Quando se nomeia como ministro do STF um advogado de competência duvidosa, sem muita experiência e sem o conhecimento constitucional necessário, só porque um dia ele foi advogado do PT, o que mais se poderia esperar?

  33. O Gilmar e o Toffoli são orgulhos nacionais..
    Brasil na frente de todos….high tech tecnológico.
    Primeiro país do mundo e inventar um bluetooth jurídico …
    O que o Gilmar vota, o Toffoli sincroniza..
    Nem podia ser diferente, já que o Toffoli sequer teve conhecimentos jurídicos pra ser juiz de comarca do interior…
    Já Gilmar, doutorado na Alemanha…

  34. Como ver ficar se é verdade?!
    Att !!!!!
    Cheiro de Aço no Ar?

    Os crápulas manobraram para afastar Carmem Lúcia da presidência do STF na próxima 6a feira, quando Temer deve viajar para a Cúpula das Américas. Com isso, Carmén assume a presidência da República provisoriamente, até que Temer retorne só no sábado da semana seguinte! Com Carmén fora do STF, quem assume a presidência do Supremo é Dias Tofolli! Com Carmén fora da votação, contra a prisão em segunda instância, teremos um “empate” de 5 x 5. Nesse caso – empate – os condenados já presos são colocados em liberdade, como Lula e muitos outros! Por isso, Marco Aurélio adiou a votação para daqui a 5 dias, para cair na 2a feira, quando Carmén estará impedida de votar! Infelizmente, os vagabundos conseguirão transformar nosso país em nerds!

  35. MUDAM CONFORME O PRESO, SABE PORQUE MUDOU DE OPINIÃO? PORQUE AGORA PRENDERAM O PADRINHO DELE O LULADRÃO E OS SEUS AMIGOS… E QUEM SABE SE ELE NÃO TEM UM PÉZINHO EM ALGUM LUGAR DA LAVA JATO..

  36. Isso só demonstra que forma corrompidos ao longo do tempo, ou que foram colocados nos cargos, apenas para proteger corruptos de colarinho branco. É inquestionável que o $TF virou um antro de marginais togados.

  37. Capaz do Lewandowski, Marco Aurélio e Celso de Mello também terem defendido a execução da pena na segunda instância no passado, em alguma entrevista, livro ou sentença. Mesmo porque até 2009 não havia dúvida. Toda essa discussão começa quando a Justiça chega nos políticos.
    .
    Esses 5 são bandidos.

  38. De lá pra cá ficou gordo igual a um leitão de pocilga.
    Concurseiro falido e incompetente que acertou na mega sena comprada pelo sistema podre brasileiro que permite presidente bandido escolher os outros bandidos que o julgam.

  39. Diante dessa explanação do vídeo, fica bem claro que ele esta protegendo e recebendo para mudar de posição. É lamentável que um “ministro”, utilize o cargo para proteger bandidos. Além disso, que confiança esse cara passa para a população.

    1. Noblat, um pernambucano do bem, para atenuar a desgraça do estado ter parido uma desgraça tipo Lula.

  40. Receita para ser um ministreco do stf:
    1 – Seja um concurseiro fracassado, falido em dois concursos públicos.
    2 – Conte com bandidos no poder para te levarem ao topo do judiciário.
    3 – Conte com um constituição que ninguem respeita. Lá diz que será ministreco alguém com NOTÁVEL saber jurídico. Senadores mais estúpidos ainda que o incompetente para o supremo ainda aprovam esses energúmenos.

    4 – Se luleco pode ser presidente deste país e tofolifalido, ministreco do supremo, então maricá também pode ser um país na américa do sul.

    Por isso que o Villa hoje quase quebro a mesa na pancada.
    Um ser de bem que mora aqui NÃO PODE MAIS AGUENTAR ISSO.

  41. Nessa época ninguém poderia imaginar que a Operação Lava-Jato chegasse tão longe.
    Ministros, na verdade, SINISTROS, como José Dias Toffoli e Gilmar Ferreira Mendes começaram a mudar de opinião, de dois anos para cá, por causa da iminência da prisão de gente como Lula, Aécio Neves e Michel Temer.

  42. Carmem Lúcia assumirá provisoriamente a presidência da República na próxima 6ª feira, até que Temer retorne só no sábado da semana seguinte! Com Carmem fora do STF, quem assume a presidência do Supremo é Dias Tofolli! Com Carmem fora da votação, contra a prisão em segunda instância, teremos um “empate” de 5 x 5. Nesse caso – empate – os condenados já presos são colocados em liberdade, como Lula e muitos outros! Por isso, Marco Aurélio adiou a votação para daqui a 5 dias, para cair na 2ª feira, quando Carmem estará impedida de votar! Brasília não é para amadores!

  43. Gilmar Mendes e Dias Toffoli não são ministros, são bandidos de toga.
    Nós sabemos a razão que os levou a mudar de opinião num período tão curto de tempo.
    Não são Ministros, não são Juristas. São apenas instrumentos de bandidos como Lula, Aécio, Temer, etc.
    O Brasil tem um STF desprezível.