A Semana em 5 Pontos: o país se prepara para o avanço do Covid-19

Diego Amorim nos conta, também em vídeo, o que esperar desta semana, em cinco pontos:

1) A semana começa com o país se adaptando ao avanço do novo coronavírus.

Em vários estados, aulas foram suspensas em escolas e universidades, assim como eventos esportivos e tantas outras ativididades que envolvem a aglomeração de pessoas.

Leia também: Congresso X redução do gasto público. Entenda a razão.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra 200 casos da doença. A previsão é de que haja um avanço de novos casos em progressão geométrica.

2) No Congresso, ainda há uma indefinição sobre o cancelamento completo ou não das atividades legislativas.

Uma série de mudanças já foi anunciada pelas cúpulas da Câmara e do Senado e, por enquanto a sessão do Congresso marcada para amanhã, terça-feira, está mantida.

Na pauta, está a votação dos PLNs enviado pelo governo como parte do acordo sobre o orçamento. O líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB), disse que “não há clima” para a votação.

Por enquanto, o senador Nelsinho Trad (PSD) é o único congressista que testou positivo para o Covid-19.

3) Por meio de Medida Provisória, o governo vai conseguir R$ 5 bilhões de crédito extraordinária para ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

Como a MP tem força de lei, não será preciso o Congresso se reunir agora para aprovar a liberação dos recursos.

A maior preocupação do Ministério da Saúde tem sido em preparar a rede pública para dar conta de atender a esperada explosão de novos casos.

4) Na economia, a equipe de Paulo Guedes divulgou na última sexta-feira algumas medidas econômicas de curto prazo, como a atencipação para abril da primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS.

Novas medidas deverão ser anunciadas ao longo desta semana.

Na quarta-feira, o Banco Central vai divulgar a nova taxa de juros. Ontem, o FED, o Banco Central americano, anunciou o corte nos juros para perto de zero e lançou um programa de US$ 700 bilhões para blindar a economia contra a crise.

5) Representantes de países da América do Sul devem se reunir hoje virtualmente para discutir o
fechamento parcial das fronteiras, em razão do avanço no novo coronavirus no continente.

No Judiciário, os tribunais decidiram restringir o acesso, e provavelmente devem anunciar o cancelamento das sessões plenárias.

Bom dia e boa semana.

Comentários

  • Protagonistas -

    Irresponsável! Enquanto todos os líderes mundiais estão se redendo a realidade (até o tio Trump) o facista diminui o periculosidade do vírus e ínsita seus apoiadores a se manifestarem indo de en

  • Protagonistas -

    Gados do projeto de Hitler

  • Protagonistas -

    Bolsonaro assassino em massa ! Hitler do século 21

Ler 15 comentários