ACESSE

A Semana em 5 Pontos: Lula solto e Brasil aprisionado

Telegram

Diego Amorim nos conta, em vídeo, o que podemos esperar desta semana.

1) A semana começa com Lula solto.

O ex-presidente e tantos outros criminosos condenados em segunda instância ganharam a liberdade depois do julgamento sobre o tema concluído na última quinta-feira no Supremo Tribunal Federal.

O corrupto e lavador de dinheiro tem feito discursos com ataques ao Ministério Público e à Polícia Federal e prometido unir a esquerda contra o governo de Jair Bolsonaro. Vamos ver o que ele apronta nos próximos dias.

2) Na Câmara e no Senado, os presidentes das Comissões de Constituição e Justiça prometem pautar as propostas que podem voltar a garantir a prisão na segunda instância.

É preciso ver se deputados e senadores estão mesmo dispostos a avançar com essa pauta. Alguns partidos anunciaram obstrução nesta reta final de ano legislativo, até que as PECs sobre o tema sejam votadas.

3) Na economia, destaque para a promulgação da reforma da Previdência nesta terça-feira.

No mesmo dia, o Senado poderá concluir a votação em primeiro turno da chamada PEC paralela da Previdência, que, entre outros pontos, inclui estados e municípios nas novas regras de aposentadoria.

Além disso, o governo promete enviar nesta semana à Câmara sua proposta de reforma administrativa.

4) Também nesta semana, Jair Bolsonaro pode acabar confirmando a sua desfiliação do PSL, partido que ingressou para se candidatar ao Planalto no ano passado.

O PSL é palco de uma crise interna sem fim, com denúncias de candidaturas laranja e rachas entre a ala mais bolsonarista e a mais ligada a Luciano Bivar, presidente nacional da legenda.

5) De resto, vamos acompanhar a reunião da cúpula do Brics, em Brasília.

E continuaremos monitorando a situação na Bolívia, após a renúncia de Evo Morales.

Bom dia e boa semana.

Assista:

 

Ouça também em podcast

A NOVA BATALHA DE BOLSONARO. Leia mais

Comentários

  • Alex -

    Brasil acorrentado pq? Parem de inventor porqueira, conversam fiadas! Agora queer 2 instancia por motivo pessoal? Vao Ferir a integridade de muitos! Muitos politicos foram soltos, e aí?

  • Alex -

    Eu acho que o povo esta muito preocupado com a Vida alheia das pessoas. O que Luciano tem ou n tem haver com amizades ou nao, n e problema alheio. Ja estao aborrecendo!

  • Paulo -

    Brasil aprisionado no que criaturas? Vcs parecem umas fifis de janela, ao inves de resolver o que precisa ser resolvido, ficam dando palco pra o que não tem importancia..... Peloamor!!!!!

Ler 16 comentários