Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Canal de Suez é desbloqueado após navio encalhado voltar a flutuar

Canal de Suez é desbloqueado após navio encalhado voltar a flutuar
Foto: Airbus Space

O enorme cargueiro que bloqueava havia seis dias o Canal de Suez, no Egito, voltou a flutuar e o tráfego das embarcações, enfim, está sendo liberado aos poucos.

No início da madrugada de hoje, o navio começou a se movimentar à medida que a maré subia. Pela manhã, o trabalho de desbloqueio foi concluído, com o Ever Given, de 400 metros de comprimento, sendo reposicionado e liberado da margem do canal.

A operação para remover a embarcação mobilizou retroescavadeiras e equipamentos de dragagem, além de um grupo de rebocadores e mergulhadores. Foi preciso retirar parte do peso do navio.

A embarcação que carrega 20 mil contêineres é operada pela empresa Evergreen e encalhou na terça-feira da semana passada exatamente no quilômetro 151 do canal, em meio a uma tempestade de areia e ventos fortes. A passagem dos outros navios ficou completamente bloqueada.

O Canal de Suez é a principal ligação marítima entre a Ásia e a Europa. Segundo a BBC, empresas especializadas estimam que o encalhe causou prejuízo direto e indireto na ordem de valor equivalente a R$ 300 bilhões. Durante esses dias, mais de 350 navios ficaram na fila à espera da liberação do canal, responsável por cerca de 12% do comércio global.

Assista ao vídeo:

Leia mais: Assine a Crusoé, a publicação que fiscaliza TODOS os poderes da República.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO