ACESSE

Vídeo: Amazônia 'não arde em fogo' e críticas são 'injustas', diz Bolsonaro

Telegram

Jair Bolsonaro afirmou hoje que o Brasil é atacado injustamente por causa de queimadas e incêndios na Amazônia e repetiu que a floresta é úmida e “não arde em fogo”.

A declaração foi dada durante a 2ª Cúpula Presidencial do Pacto de Letícia, que coordena a preservação dos recursos naturais da região amazônica.

Participaram do encontro os presidentes Iván Duque (Colômbia), Martín Vizcarra (Peru), Jeanine Añez (Bolívia), Lenín Moreno (Equador) e o embaixador da Guiana Francesa no Brasil, Geoge Talbot.

“Nós bem sabemos da importância dessa região para todos nós, bem como sabemos do interesse de muitos outros países nessa região. E também sabemos o quanto nós somos criticados de forma injusta por parte de muitos países no mundo. Nós, com perseverança, determinação e verdade, devemos resistir. Essa região é muito rica, é praticamente o que sobrou do mundo, no tocante à questão ambiental.”

Segundo Bolsonaro, o Brasil é criticado por ser uma “potência do agronegócio”.

“Levando em conta julho do ano passado, registramos uma diminuição de 28% no desmatamento e queimadas na região. Mesmo assim, somos criticados. Afinal de contas, o Brasil é uma potência no agronegócio. Ameaças existem sobre nós o tempo todo e, lamentavelmente, alguns poucos brasileiros trabalham contra nós nessa questão.”

Ao fim do discurso, o presidente afirmou que deve lançar em breve, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um fundo para a bioeconomia e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

E completou:

“Todas as reuniões que tenho com embaixadores de outros países que têm interesse na Amazônia, eu os tenho convidado a sobrevoar comigo, em um avião da Força Aérea, por exemplo, entre as regiões de Boa Vista e Manaus. Aproximadamente 600 km. Eles não acharão nenhum foco de incêndio, nenhum hectare desmatado, porque essa floresta é preservada por si só. Até mesmo pela sua pujança. Bem como por ser floresta úmida, não pega fogo. Essa história de que a Amazônia arde em fogo é uma mentira. E nós devemos combater isso com números verdadeiros. É o que estamos fazendo aqui no Brasil.”

Assista ao vídeo:

 

Leia mais: Combo O Antagonista e Crusoé: comece a ler por apenas R$ 1,90/mês

Comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 62 comentários